terça-feira, outubro 07, 2008

Quissamã sem imagem do voto do eleito

Foto: Wellington Cordeiro
Quissamã teve um caso atípico nestas eleições. Talvez tenha sido a única cidade a não ter como registro histórico, o momento da votação do candidato eleito. Essa foto é tradicional e sempre estampa as principais capas de jornais e revistas para ilustrar as matérias de resultado de eleição.


Em Campos dos Goytacazes, mesmo com uma eleição conturbada, todos os candidatos puderam ter seu registro neste momento, vide os jornais da segunda-feira. Mas, em Quissamã, os fotógrafos tiveram que se contentar numa pose do candidato eleito na área externa da zona eleitoral.

Acredito ter sido um equívoco na interpretação dos responsáveis pela organização do pleito, pois a proibição da entrada de equipamentos produtores de imagens (câmeras fotográficas e de filmagens) devem ser proibidas pra coibir a produção de provas de votação de eleitores que por ventura tenham vendido seus votos.

Porém, impedir o trabalho da imprensa num momento em que se está com a democracia em plena atuação, me pareceu uma atitude no mínimo infeliz.

Aliás, a atuação da imprensa foi marcante naquela eleição. Presenciei muita gente incomodada com minha presença no momento em que se tentavam praticar atos ilícitos de compra de votos. Muitos até deixaram de fazê-los. A imprensa livre, pode sim contribuir e muito para o processo de democratização desse país.

[colaboração de Wellington Cordeiro]

Um comentário:

Anônimo disse...

Em algumas sessões de Quissamã, a própria juíza e o promotor de justiça "convidaram" os fotógrafos a se retirarem dos locais de votação. Para quem não sabe, a juíza local já foi protagonista de outros memoráveis episódios contra a mídia regional. É uma demonstração de profundo descaso. Do que será que ela tem medo?

users online