segunda-feira, fevereiro 01, 2010

[mucufo]

Dia do Quadrinho Nacional, menos para Campos

O Dia do Quadrinho Nacional foi comemorado, lembrado e citado por todos os jornais importantes de todo o Brasil. Sites de notícias, blogs especializados ou não, e um enxurrada de twitters. Campos dos Goytacazes, a terra que sempre deu as costas para os quadrinhos, esqueceu, ou nem sabe que a data existe. E eu já sabia que isso ia acontecer. Ninguém escreveu uma linha sequer. O jornal O Diário não falou sobre o assunto, ignorou; a Folha da Manhã nem sabia que a data existia; e os blogs de notícias nem sabem o que significa a sigla HQ. Revistas então nem pensar, afinal Campos tem arremedos de revistas, que também deram de ombros para o Dia do Quadrinho Nacional.

Outro órgão que também esqueceu foi a Prefeitura de Campos. Esse desconhecimento porém, já era previsível, já que durante o verão todas as baterias estão voltadas para o Farol de São Tomé.
A data - O Dia do Quadrinho Nacional foi instituído em 1984. Ângelo Agostini (o simpático senhor na foto), o primeiro quadrinista brasileiro, foi quem realizou a primeira história em quadrinhos, em seqüência e com um personagem fixo, no Brasil, que começou a ser publicada em 30 de janeiro de 1869. O nome dessa HQ era: "As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte", que duraria nove capítulos.

4 comentários:

Walter disse...

Vitor, no começo de janeiro, lembrei da morte do mestre Will Eisner em 2005,acho que foi dia 3 ou 5,e pensei que sairia algum suplemento em jornais mas não achei nada. Qdo abri os jornais daqui de Campos e não vi uma linha sobre A.Agostini e "As aventuras de NHô-Quim",fiquei puto pq são poucos os que ficam indignados com isso.No mais,continuo minha coleção de HQs,livros de charges... abçs.

Cassio Peixoto disse...

Walter, Vitor não, Cássio
Concordo com você os jornais de Campos nem se lembram de HQs. Enquanto estive à frente do Caderno de Cultura do Diári tentei levantar essa bandeira, mas poucos são os que se lembram de HQs em Campos, poucos mesmo. Em um universo de quase 500 mil habitantes somos quase nada, infelizmente, mas ficará sempre aqui o meu protesto.
Cássio Peixoto

Jorge Rocha disse...

hq é coisa de perdedor.

João Ventura disse...

Também levanto a bandeira! A produção nacional hoje em dia está de vento em popa, mas não tem o destaque necessário. Uma pena...

No mais, avante HQ`s!!!

users online