terça-feira, agosto 11, 2009

Toda solidariedade ao Roberto Moraes

Só agora li a nota do Roberto Moraes onde o professor e blogueiro torna pública a sua citação em processo movido pela empresa proprietária do jornal "Folha da Manhã", de Campos. A empresa pede indenização de 400 salários minímos em razão de opiniões emitidas por Roberto e por seus leitores nos comentários. Este blog urgente!, que também responde a processo movido por esta empresa, em razão de perseguição semelhante, manifesta aqui toda a sua solidariedade ao blogueiro.

O blog do professor Roberto Moraes é a mais importante contribuição para o debate público na história recente da região. Seus temas já serviram de pauta inúmeras vezes para a imprensa e em muitos outros casos sua contribuição se deu justamente pelo oposto: publicando os assuntos que o provincianismo e o compadrio local impedem que sejam publicados.

Assim como o professor Fábio Siqueira (aqui), entendo este ataque da "Folha da Manhã" ao blog do professor Roberto Moraes como um ataque à toda a Rede Blog. Ontem foi o urgente!, hoje é o Roberto, amanhã será qualquer outro que ouse contrariar os interesses desta empresa.

É espantoso que um veículo de comunicação se comporte desta maneira, manchando a tradição de defesa da liberdade de expressão que caracteriza os produtores de conteúdo jornalístico. Entre os jornalistas sérios, existe a máxima de que texto se combate com texto, argumentos com argumentos, e é um artifício vil a utilização de ferramentas judiciais para tentar coibir as vozes discordantes.

Não por acaso, muitos veículos de comunicação de cobertura nacional se voltam contra a "indústria" de ações e indenizações [um caso recente, aqui], e é uma vergonha para Campos que uma empresa jornalística local se utilize dos mesmos métodos dos que atacam a liberdade de expressão.

Por uma opção pessoal, havia me mantido em silêncio em relação ao processo da "Folha da Manhã" contra o urgente! - no caso, juridicamente, contra mim, já que o blog não é uma pessoa jurídica. Mas esta reincidência da empresa no ataque aos blogs me obriga a tornar público também o nosso caso, para que os demais blogueiros tenham dimensão da estratégia de coação que parece se desenhar contra toda a Rede Blog.

Todos os blogs estão chamados agora a uma reação.

Vamo que vamo!

7 comentários:

AngelMira disse...

Estamos juntos! APOIO TOTAL AO PROFESSOR ROBERTO MORAES E SEU BLOG.

AngelMira disse...

Sugiro a criação com do movimento com imagem e todo o necessário, o movimento deveria se CHAMAR: "VAMOS EM FRENTE, REDE BLOG!"

Paulo Rocha Jr. disse...

Apoio totalmente uma reação, somos a Rede Blog. Fizeram uma ação, vamos mostrar nossa reação em forma de indignação.
Senão isto vai se tornar uma palhaçada só , temos que cortar o mal pela raiz.
Estamos Juntos.
"VAMOS EM FRENTE, REDE BLOG!"

Jorge Rocha disse...

olha outra versao do chega de palhaçada chegando ai.

Anônimo disse...

Deve-se fazer um movimento contra este absurdo!

Anônimo disse...

tem muita gente que odeia os blogs que tanto lutam pela liberdade de expressão.
Tem até uma colega jornalista que tem como padrinho o vereador Magal que diz a toda hora que odeia blogs, mas, não odeia receber um gordo DAS da PMCG.

João Ventura disse...

Sugiro uma manifestaçaõ. Tenho até uma idéia de como fazer uma.

Do filme Edukators:

"O primeiro passo é perceber a injustiça. O segundo é agir"

Até agora, só percebemos a injustiça...

users online