domingo, agosto 16, 2009

O desespero dos decadentes

Como é possível que saiba o leitor, escrevo também em um blog, o “urgente!” (urgente.blogspot.com), desde dezembro de 2002. É o mais antigo blog em atividade ininterrupta na região e nasceu com o propósito de ser um lugar onde um grupo de jornalistas pudesse escrever sem ter uma pauta para cumprir. Não é exatamente um blog jornalístico, mas um blog de jornalistas. E nesta experiência tem sido possível testemunhar o nascimento e a consolidação de diversos outros blogs que acabaram por formar a chamada “Rede Blog”.

Ela apareceu de modo mais articulado com a primeira edição do “Dia do Abandono”, em 21 de janeiro de 2008, um protesto virtual convocado pelo “urgente!” que estimulou os participantes a publicarem imagens, textos, áudios, o que quisessem, sobre o estado de abandono das ruas, da educação, da saúde, da cultura, de qualquer aspecto da vida pública em Campos. A proposta deu certo e se repetiu no mês seguinte, e logo se percebeu que aquela união deveria ser mantida.

Daí criou-se a dinâmica da “Rede Blog”, que é a união dos blogs participantes no dia 21 de cada mês para falar sobre algum tema relacionado a Campos, escolhido por meio de enquete no “urgente!”, com as opções sugeridas por grupos de cinco blogs que se revezam, garantindo que todos tenham chances de ter assuntos pautados.

Fenômeno mais ligado à comunicação interpessoal do que à comunicação de massa, os blogs deram vazão a uma revolução das fontes, que não mais se satisfaziam em ter seus conteúdos mediados por veículos tradicionais, mas queriam, eles próprios, estabelecer um canal direto com seus públicos.

Este Monitor Campista tem sido o jornal que mais atentamente cobre este fenômeno em Campos. Em uma edição que trouxe uma manchete história – “Abandono.com” – , o jornal dedicou duas páginas ao registro da atuação dos blogs na denúncia das mazelas da cidade. Este veículo também cobriu as duas edições do “Chega de Palhaçada”, protestos convocados por blogueiros no ano passado, no auge da crise política pós-11 de março, para mostrar que a cidadania campista não mais suportava os descalabros da sua representação institucional, especialmente na Prefeitura.

O comportamento editorial do Monitor Campista em relação aos blogs demonstra que o jornal não quer competir com a sociedade, mas sim cumprir o seu papel de registrar o seu tempo e dar vazão a uma pluralidade de vozes. Deve estar aí a receita da sua longevidade. Não teme perder influência e prestígio, porque já os conquistou ao longo de quase dois séculos. E não se vê ameaçado pelos blogs, porque sabe que o seu papel jornalístico permanece fundamental.

Nesta semana, a blogosfera campista foi surpreendida pela truculência de um outro jornal local que não se comporta do mesmo modo altivo. O mais lido blog da região, o do professor Roberto Moraes, anunciou que está sendo processado por este outro veículo. Em solidariedade, dezenas de blogs lançaram a campanha “Censura nunca mais” e, no “urgente!”, revelei que também estava sendo processado pelo mesmo jornal, sob o mesmo espírito persecutório – o que também revelou, depois, o blogueiro e advogado Cláudio Andrade.

É uma página triste de um setor autoritário da imprensa que não entende o seu papel. Que se criou na imposição de uma influência e que agora se mostra desesperada quando flagrada em franca decadência. O tempo dirá onde mora a razão.

14 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Que texto maravilhoso esse seu!
Bem claro!
E quero pedir desculpas pois eu pensava que eu fazia parte da Rede de Blogs. Será que tenho que tirar a logo da minha página? Gostaria de deixar lá...
Não sabia desta questão do dia 21 Não sabia. Tentei pedir ajuda para compreender sobre, mas mandaram eu te perguntar. Nem lembro se perguntei... Coisa dificil de entender...rss Sou PATETA... Bem, alguns blogueiros me boicotaram. Eu fiquei neio como cega em meio ao tiroteio. Se eu não tivesse nos Pés do Meu Lindo Jesus (pois Sua Velocidade é bilhões anos luz...rrsrs) o tiro já teria me acertado há muito tempo!!! Pois falta de pontaria que não foi. ( rsrs)

Desculpa minha pretenção. Viram, minha soberba?

Blogueira, eu?

Olha a palavra: "smsalzin"

"SOU MESMO SALZINHO?"

Tomara.

Anônimo disse...

Muito bom o texto, a rede de blog's deve se juntar e fechar com um candidato à prefeito diferente dos que aí estão. A rede de blog's tem tudo para apresentar algo de diferente para nossa cidade.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

O tempo dirá onde mora a Razão! E com certeza a Razão mora na:

Verdade- se não for verdade será mentira. Diabo é pai da mentira. Diabo não cria nada só imita. Deus é Criador! É Bom! É a VERDADE!

Integridade- se "a coisa" não for íntegra, isto é pura e inteira, acaba passando vergonha lá ba frente, pois o que não inteiro, é porque falta algo e muitas vezes o que falta é que vaio respaldar o inteiro. Uma erro grande começa com um erro "pequenito"...Se duas paralelas começam a errar no milímetro do milímetro ali no início, lá na frente cada linha vai estar uma extremidade.
Assim acontece com os que começam com Jesus e terminam coma religião ( só um exemplo, tá?)

Humildade- sem humildade ninguém vai ter coragem de voltar atrás após perceber que errou. Sem humildade ninguém vai reconhecer que foi o motivo de toda o DESGOVERNO ( porque está na cara de qualquer um que ninguém quer ANARQUIA. Todos querem tudo no seu devido lugar ). Sem humildade não vão reconhecer que existe O DEUS TODO PODEROSO CRIADOR DOS CÉUS E DA TERRA e que exerce Governo sobre o Universo e a Humanidade.

( olha a palavrinha: unipe)

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Continuação:

Ora, pode ser o político mais religioso, evangélico, protestante, denominacional( digo assim, porque sempre se esperou dos crentes o melhor comportamento e testemunho, não?)`. Pois é.

Ou o governante passe pelo "crivo trino"- VERDADE-HUMILDADE-INTEGRIDADE ou estaremos apenas alternando corrupção, falcatrua, desmandos, dominação, opressão, escravidão, "eticeterão"!

Chega de Palhaçada!
Tomemos vergonha na cara.
Ouviram, crentes disfarçados?

O tempo do Juízo de Deus chegou! E começa na casa de Deus.


Agora... se tudo for relativo... nos descambaremos para governos maquiavélicos!

Misericórdia!

A palavrinha aqui é:hemleira

Poderíamos divagar um pouco e dizer:

Em Lei "Ra"- Quem ja viu aquelas pessoas adoram o deus Ra? O deus sol? Pois é... um deus que é criatura de Deus pode ter mais força que Ele, O todo Poderoso? Onde vai parar esse seguidor do deus rá? E os que seguem esses seguidores? Onde vão parar. Bem, seria de bom tom, procurar no manual do deus rá. Nâo?

Bem, mas... continando a divagação:
Poderia dizer:
"Em eira Um Homem da lei"- Já pensou em nome de Deus homens da lei oprimido aqui e ali e ainda dizendo que Jesus mandou? Já pensou? ( Não gosto muito de jargão não... mas... Fala sério, né? Brincadeira. Acho até que é pior que o que segue o "deus rá", pois não mete Jesus Lindo nas baboseiras!

Mas podemos divagar mais ainda:
"( hem)Homens e mulheres! Recuperem a Lei na EIRA. Lei do Amor."

Quem tem ouvidos para ouvir, ouçam!
A Jesus toda a Honra!E Toda a Glória! NEle estão escondidos todos os tesouros de sabedoria.

Nós temos a mente de Cristo.
Jesus é Lindo!

E o tempo dirá onde mora o AMOR VERDADEIRO. Que muçulmanos, judeus e ocultistas não conhecem AINDA! Mas já estão começando a conhecer e temos muitos testemunhos!
É isso! Só isso! Nada mais que isso!
Sim! Sim! Nâo! Nâo! O que passar disso é de procedência maligna!

Chega de "Cercalourencismo"... com medo de não ser aceito.
Chega!
Basta!

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Eu apaguei muitas postagens minhas que serviriam de respaldo a tudo que estamos vivendo aqui. Mas aprendo que no Reino de Deus as coisas se criam do NADA! Não precisamos provar poder porque não temos mesmo. O Autor das idéias de ontem ( Espírito santo) é o mesmo autor das idéias de hoje. O mesmo que Ele nos deu ontem pode nos dar hoje. E Ele não muda diante das circunstãncias e por isso, não tem problema se o que escrevemos ontem não existe mais. Ele faz tudo NOVO!

DEUS É DEUS TODO PODEROSO. E FELIZ É A NAÇÃO CUJO DEUS É O SENHOR. FELIZ É O ESTADO CUJO "DEUS TODO PODEROSO" É O "BEM IMATERIAL", FELIZ É A CIDADE CUJO DEUS TODO PODEROSO É O SENHOR! FELIZ É O BAIRRO, CUJO DEUS TODO PODEROSO É O SENHOR! FELIZ É A RUA CUJO DEUS TODO PODEROSO É O SENHOR! FELIZ É A CASA CUJO DEUS TODO PODEROSO É O SENHOR! FELIZ É A FAMÍLIA CUJO DEUS TODO PODEROSO É O SENHOR. FELIZ É O BLOG CUJO MOTIVO MAIOR É O DEUS TODO PODEROSO E SENHOR JESUS LINDÃO! REI GRANDÃO.

Desculpe a Caixa alta... mas ... não me contive...
Jesus é muito Lindo!

A Palavrinha é: "osestr"= setor?

O que seria O setor?

Feliz é "o setor" cujo Deus é o Senhor Todo Poderoso!

Obrigada, Jesus, eu havia esquecido de mencionar os setores...
E isso é urgente!

Anônimo disse...

Essa idéia de um candidato do blog a prefeitura achei ótima!

Anônimo disse...

Jumentinha jumentinha... a eguinha pocotó!!!

ninguém te boicotou, a não ser você mesma... por faltar parafusos e por ser muito mala...
só escreve sandices!!!

Luiz Felipe Muniz disse...

Certíssimo Vitor,

depois tente um acesso ao Portal do Luis Nassif, pois eu abri um tema no Fórum de debates de lá sobre o que ocorre por aqui com a censura tentada aos Blog's.

http://blogln.ning.com/forum/topics/a-impressa-de-massa-contra-os

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Suas palavras já dizem tudo, sabia? Que pena que você vem anonimamente. Já pensou alguém votar em quem acha que Verdade, Integridade e Humildade são sandices?
Já pensou? Por isso o Brasil está cheio disso: sandices!

Grsaças a Deus! Se existe uma coia que não tenho no corpo são parafusos. Isso você acertou.

Quanto a ser mala...
Posso ser mesmo... dependendo de sua cosmovisão devo ser uma mala sem alça, pesada, numa rodoviária cheia em dia de calor e ferido prolongado.

E dentro desta mala tem: JESUS! AquEle que supriria todas as suas necessidades nesta tal rodoviária, sabia?

OLha a palavrinha que veio: "inglykd"

Eu poderia dizer:
Falar com certas pessoas é como falar em "inglês para crianças". (Isto é crianç que não saiba inglês, claro...)

... mas... isso são... sandices...

Vitor Menezes disse...

UMA CORREÇÃO, que constará do artigo do próximo domingo: a manchete que o Monitor deu para a matéria dos blogs foi "Cidade abandonada.com.br", e não "Abandono.com", como citado.

Sérgio Provisano disse...

Zebulom dominou o tópico, postando comentários bem de acordo com o tema do tópico, não deixando nada para os outros comentaristas. Cinco comentários de uma riqueza impressionante de argumentos, que nós pobres e imbecis comentaristas, jamais poderemos alcançar.

Zebulom é o supra-sumo dos comentaristas mas sofre de mania de perseguição, em sua paranóia, acha que todos estão contra ele, boicotando-o e fazendo pouco de suas opiniões. É um pobre e incompreendido coitado.

É Vitor, cada um carrega a cruz que a vida destina, a sua se chama Zebulom, também, quem mandou voc~e atirar, quando pequeno, pedras na cruz.

Washington Luiz disse...

É um paradoxo alguém que tem o dever de informar, tentar de maneira radical impor censura a sociedade, pergunto: Porque o medo? Será que já perceberam que não somos manipulados, buscamos fontes para notícias que lemos diariamente, ah! sim ia me esquecendo se os blogs fossem parciais talvez ficariam omissos, mas como somos imparciais vamos prevalecer e estamos juntos formando essa grande rede.

Um abraço

Deus abençoe todos os blogueiros.

Washington Luiz

www.momentoverdadeiroblogspot.com

Fátima Nascimento disse...

Vítor, somente neste momento tomo conhecimento do ocorrido em relação ao Blog do Roberto Moraes. Vou até o blog dele pra tomar mais "pé" da situação. Meu abraço.

Rodrigo Rosselini disse...

Palavra se combate com palavra. Um absurdo uma instituição que deveria lutar de todas as formas pela liberdade de expressão, comporta-se desta maneira.
Mas acho que tudo há de se resolver.

users online