quinta-feira, maio 21, 2009

Meu pitaco no tema de hoje da Rede Blog

Foto: Reprodução disponível no blog Museu Virtual
O que fazer para Campos ser uma cidade melhor para viver? Pergunta de resposta difícil essa, justamente pela tentação de responder com facilidade. Listar uma quantidade gigante de áreas em que o município poderia melhorar é tão óbvio quanto discurso de político. É só pegar o programa de governo de qualquer um dos candidatos que disputaram o pleito passado — incluindo, claro, o da candidata que venceu —, que estará quase tudo lá.

Mas encarar a pergunta de frente é mais complicado. Significa dizer o que se pode esperar de uma cidade, qualquer uma, e o quanto estamos próximos de alcançar esse suposto ideal.

Poderíamos dizer que uma resposta simples, abrangente e direta para a pergunta seria: gostaria que Campos fosse um paraíso. Mas não tardaria para aparecer alguém para dizer, com razão, que deve ser muito chato viver em um paraíso.

Toda essa troça é só para lembrar da relatividade do tema.

Mas, de modo tão objetivo quanto possível, e atendo-se ao percebido como concreto em nossa vida cotidiana, dou o meu pitaco superficial no tema de hoje da Rede Blog escolhendo dez prioridades:

1 – Desenvolver programas universais e perenes de promoção de acesso às necessidades materiais básicas, à informação, à educação e à cultura, sem que isso se configure em tutela.

2 – Eleger o cidadão como foco das políticas públicas e manter mecanismos republicanos para a sua participação na definição destas políticas. Em qualquer intervenção, saber se será melhor para ele determinada decisão, se ele ficará seguro e confortável, se será respeitado, se seu dinheiro será bem cuidado.

3 – Priorizar a beleza e a criação de espaços públicos nas decisões acerca da ocupação do solo, restringindo a especulação imobiliária.

4 – Ter zelo pela memória, estimular narrativas sobre identidade local, personagens, características, cultura, tradições.

5 – Sobrepor a preservação ambiental a interesses de ordem econômica.

6 – Buscar soluções criativas para problemas comuns à maioria das cidades, com ousadia para antecipar tendências e remar contra o falso progresso desenvolvimentista.

7 – Arborizar, arborizar e arborizar. Campos já foi muito mais verde e, hoje, cortam-se árvores criminosamente sob completa anuência da Prefeitura.

8 – Cuidar dos detalhes. De calçadas a faixas de pedestres. De ciclovias a cuidados de acessibilidade. São os pequenos exemplos cotidianos que estimulam respostas também de zelo. Gentileza gera gentileza, como dizia o profeta.

9 – Ter tolerância zero com a corrupção.

10 – Ter mais internautas vigilantes e uma imprensa mais ciente do papel que deveria exercer.

[Foto que ilustra o post é da Praça São Salvador, em data não identificada, mas ainda com o prédio da Santa Casa ao fundo, onde hoje é um estacionamento]

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Pessoal, temos que tomar cuidado, pq a Educação do Municipio está refem de uma pessoa muito forte da nova administração. Olha o que estão fazendo com a educação? professores constrangidos sendo obrigados a juntarem turmas e com isso está remanejando professores para outros lugares, ficando os mestres revoltados e com isso já chegando na nova Unidade com 30 dias de licença. Isso que é modernidade !!! Gestão moderna, eficiente,etc. Daqui a 4 anos, vem os senhores mandatários a pedir votos, e aí gente caí direitinho nessa armadilha sem vergonha. Tem secretários que não está mostrando a cara, e deixa cair toda essa tolice nas mãos da secretária, que nao está percebendo isso. Uma besteira que estão fazendo, a título de economia, aumentando os números de alunos na sala de aula, em torno de uma economia boba para um Municipio em que a educação já é um flagelo.Grande tolice querendo esconder da população toda essa sem-vergonhice, só mostrando passagem a um real. Professores, acorda. Não sei como uma pessoa se sinta acima da lei pra cometer essas loucuras.Aos fatos: Tem professores que trabalham já em escolas mais de 03 anos, e de repente sem esperar são chamados na secretaria para escolher outras escolas. pois bem, quando a secretaria mexe em uma estrutura que já vinha funcionando mexe com a vida das pessoas, e isto está causando muita revolta nos professores.

users online