"No dia primeiro de maio de 1934, foi organizado um grande comício na cidade de Campos dos Goytacazes, por ocasião do dia do trabalhador. A expectativa era de que dez mil trabalhadores compareceriam ao evento.
Os jornais contrários a tal evento, relatam que na concentração da passeata, o clima já era tenso, devido à presença de comunistas, que se aproveitavam do evento para pregar suas idéias.No meio da confusão do comício, a Bandeira Nacional apareceu rasgada, o que fez aumentar o tumulto.
Todos os relatos da imprensa contrária aos comunistas tomaram esse episódio como uma afronta ao forte sentimento patriótico existente. O comício teve fim quando Clóvis Tavares, na época representante do Sindicato dos Estudantes inicia seu discurso, que não seria nunca concluído; devido à chegada da polícia e o surgimento de novos conflitos entre os presentes.
No dia seguinte todos os jornais citam o comício como antipatrióta.Clóvis Tavares chega a ser preso com outros trabalhadores, acusado de estar envolvido no episódio do ultraje a Bandeira Nacional."
Da professora e pesquisadora Jéssica Carvalho. Continua aqui em seu no blog.
sexta-feira, maio 01, 2009
O 1° de Maio do movimento estudantil na Campos de 1934
Postado por Vitor Menezes às 00:34 Marcadores: campos, história, movimento estudantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário