sexta-feira, maio 01, 2009

O 1° de Maio do movimento estudantil na Campos de 1934

"No dia primeiro de maio de 1934, foi organizado um grande comício na cidade de Campos dos Goytacazes, por ocasião do dia do trabalhador. A expectativa era de que dez mil trabalhadores compareceriam ao evento.

Os jornais contrários a tal evento, relatam que na concentração da passeata, o clima já era tenso, devido à presença de comunistas, que se aproveitavam do evento para pregar suas idéias.No meio da confusão do comício, a Bandeira Nacional apareceu rasgada, o que fez aumentar o tumulto.

Todos os relatos da imprensa contrária aos comunistas tomaram esse episódio como uma afronta ao forte sentimento patriótico existente. O comício teve fim quando Clóvis Tavares, na época representante do Sindicato dos Estudantes inicia seu discurso, que não seria nunca concluído; devido à chegada da polícia e o surgimento de novos conflitos entre os presentes.

No dia seguinte todos os jornais citam o comício como antipatrióta.Clóvis Tavares chega a ser preso com outros trabalhadores, acusado de estar envolvido no episódio do ultraje a Bandeira Nacional."

Da professora e pesquisadora Jéssica Carvalho. Continua aqui em seu no blog.

Nenhum comentário:

users online