O diretor do Laboratório de Energia dos Ventos da Universidade Federal Fluminense (UFF), Geraldo Tavares, disse ontem que o Norte e as Baixadas Litorâneas fluminenses têm grande potencial para produzir energia eólica. Na região, ele destacou a vocação de São Francisco do Itabapoana para abrigar geradores.
O especialista foi um dos participantes de mesa sobre energia eólica realizada na Câmara Setorial de Infraestrutura e Energia do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, na Alerj. Também participaram o coordenador do Núcleo de Energia alternativa da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Valdo Marques; o professor de Geologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Egberto Pereira; e Ronaldo Goytacaz, integrante do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro.
"Tenho estudos que possibilitam afirmar que teremos sucesso na implantação de geradores de energia eólica em Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, algumas partes de Cabo Frio e nas praias de São Francisco do Itabapoana, que ainda não foram tomadas pela especulação imobiliária", afirmou Tavares.
quinta-feira, maio 07, 2009
Especialista diz que São Francisco tem vocação para produzir energia eólica
Postado por Vitor Menezes às 13:51 Marcadores: meio ambiente, são francisco do itabapoana
Um comentário:
Realmente, lembro de ter acompanhado a apresentação do estudo de impacto ambiental da termoelétrica do porto do açú, na ocassião os responsáveis disseram que a calmaria (ausência de ventos) corresponde a 1% do ano(!). Isso quer dizer que em 99% do ano, há vento.
Postar um comentário