quarta-feira, maio 14, 2008

Foi à manifestação e perdeu o emprego

Acabo de ler o desabafo de um ex-estagiário em jornalismo que sofreu as agruras de sustentar a sua opinião. Ele é meu aluno na Fafic, e sua fala me pareceu muito familiar. Acho que o será também para muita gente. Confira:

Mordaça

Por expor as minhas opiniões, como cidadão e homem que sou, não pude mais continuar a trabalhar no mesmo lugar onde vinha exercendo a ilegal função de estagiário. Ficou claro ao ser desligado da empresa que, para atuar ali, de duas uma, ou você é um cidadão consciente de seus deveres, atos e obrigações, ou se torna um surdo-mudo, um zumbi que segue os comandos de seus superiores.

Ao participar do ato "Chega de palhaçada", organizado pelos blogueiros de Campos, expus minha opinião diversas vezes em blogs, como por exemplo o "urgente" de Vitor Menezes. Também expus o rosto em comunidades de relacionamento e blogs. Por esse ato acabei pagando o preço de ser demitido, mas isso apenas fortalece não só a minha opinião, mas a dos colegas que acompanharam o desenrolar dos fatos e também foram ameaçados e amordaçados.
No momento em que fui chamado à sala de meu superior, cujo nome não vou citar, uma das colocações que foram feitas por ele fez menção à falta de ética que é falar mal de uma empresa enquanto funcionário. Em primeiro lugar em nenhum de meus comentários citei o nome da empresa. Em segundo lugar, a parcialidade política nos jornais locais é tão óbvia quanto a posição de cada um deles. Não é preciso consultar a Mãe Diná para saber qual candidato/político é apoiado por qual jornal.

Por fim, o mesmo homem disse que irá me processar. Pois bem, que assim o faça. Mas que fique sabendo que o estágio em jornalismo é contra a lei e que testemunhas sobre a carga horária enfrentada pelos bravos funcionários e por mim, não irão faltar em um possível julgamento.

É bom certas pessoas saberem que as máscaras caem uma hora. E essa hora há de chegar.

Agradeço imensamente o apoio dos amigos e desejo sorte (e paciência) aos que ali ficaram!

Rafael Bretas”

13 comentários:

Anônimo disse...

E agora AIC? E agora senhores representantes do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio ?
É assim mesmo e pronto?

Anônimo disse...

Vitor Menezes

Quais foram as decisões tomadas ontem, na reunião do PT?
Eles vão participar do movimento por uma Terceira Via?
Ou estão tendendo indicar o Dr. Mackoul, de novo?

Anônimo disse...

Vitor


Esse movimento de pêndulo, que você e outros blogueiros estão tendo, com relação ao movimento, pelo surgimento de uma alternativa viável para as próximas eleições, está deixando todo mundo desanimado e “cabreiro”.
O que é que está acontecendo?
Vocês optaram por deixar de lado, o movimento que estava em ascensão, desde o ato Chega de Palhaçada, para tentar os velhos conchavos de bastidores dentro do PT. Só que surgiu um problema inesperado, o hoje todo poderoso e dono do partido Dr. Mackoul, por se achar o digno e legitimo representante da terceira via, não abre mão da sua indicação.

Apesar desse pequenino problema, não está na hora de retomar o movimento junto à sociedade campista? Para que possamos mostrar aos dirigentes do partido, o equivoco que será cometido, mais uma vez.
Sugiro que se promova um encontro dos simpatizantes, do movimento pela Terceira Via, em algum lugar público, como o auditório do CEFET ou de qualquer outra escola, para dar inicio a discussão de uma proposta e a organização do movimento. Convidando além da sociedade campista os filiados e membros dos diretórios do PT e PSDB.

Alexandro F. disse...

Caro Anônimo n°2,
O movimento por uma suposta terceira via não tem um líder. Não é o Vitor, não é o blog Urgente! e nem ninguém dono do movimento.
Os donos somos todos nós. As pessoas precisam se dar conta que o movimento que se deu início e resultou no ato chega de palhaçada não tem uma liderança, o que iria limitá-lo. Atos isolados sempre serão bem-vindos! Qualquer um pode organizar uma outra manifestação e convidar todos que aderiram o movimento e outras pessoas...
Caro anônimo n°2, organize o evento que sugeriu e nos convide! Será ótimo, essa é a vantagem de não se ter líderes. Alguns poderão dizer que irá virar bagunça, mas não irá, pois se a maioria não achar legítima a organização de uma atividade, ela simplesmente não acontecerá, pois as pessoas não comparecerão, e isto é uma organização não-hierarquica e funcional. O chega de palhaçada aconteceu e muito bem pro meu gosto, e sem um líder... só que a maioria ainda não percebeu isto.

Jim Morrison disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jim Morrison disse...

Concordo com o Alexandro no que diz respeito ao lider. Acho que o movimento precisa de mais ânimo, mais "lenha na fogueira". Então, blogueiros, tomemos a iniciativa
Quem se habilita?
Fazer é realmente diferente de falar...

Vitor Menezes disse...

É isso, Alexandro. Na mosca! Se queremos ter um movimento alternativo, não podemos nos comportar como nas antigas organizações. Nem mesmo aqui no urgente há dirigismo. Cada colaborador faz o que quer em relação ao tema. Pode parecer incrível, mas não houve sequer uma reunião nossa para discutir o Chega de Palhaçada. Nunca nos propusemos ser líderes de nada, apenas usamos as ferramentas da internet para explicitar uma opinião sobre o quadro político local e permitir que o diálogo aconteça. E todos podem fazer o mesmo, seja em um post, em um comentário, ou convocando uma manifestação.

Anônimo disse...

fiquei sabendo q as agruras continuam. os q ficaram lah dentro continuam a sofrer no "paradise". Ô AIC cade vc??? ô Orávio de Campos kd vc?

Wesley Machado disse...

Rafael,

Não te conheço mas sou solidário à sua causa. A censura e o autoritarismo são práticas de pessoas que têm medo da verdade. Devemos lutar pela liberdade de expressão. Jornalista pode e deve ter opinião.

Anônimo disse...

Não podemos pensar em terceira via com dois partidos que até pouco tempo estiveram no governo que manchou para sempre a história de Campos, e esteve lá mesmo sabendo de todo mal na qual estavam inseridos. Lembro-me bem que o senhor Roberto Moraes nas reuniões colocava a corrupção como ponto principal de não composição, mas o PT foi para o governo mesmo sabendo que a gestão mocaiber era incompetente tendo a pior nota na educação do estado. Enfim, foi pra lá sem fazer mudança nenhuma, tanto que esteve sete meses no poder e o governo continuou o mesmo.
Tenho que ressaltar que enquanto Marcelo Mérida fala em terceira via, a CDL que ele preside indica pessoas a compor o governo de Mocaiber, que terceira via é essa?
Desculpem não dá para acreditar nisso, esses que aí agora se posam de bonzinhos se esquecem que enquanto todo mundo estava no governo o único que estava do lado de fora era o Garotinho, e não posso deixar de dizer, ele perdia aliado por aliado, um por um, ao ponto de até o vice de Pudim, o abandonar também, e nesse momento aonde estavam o PT e o PSDB? - nos corredores sombrios do poder. Ressalto que o único que corria na direção contrária da busca desesperada pelo poder, era o vice-prefeito Roberto Henriques, que esteve por lá, e percebendo a corrupção exarcerbada prefiriu sair e viver com uns poucos gatos pingados, mas com dignidade, e não se vender para o poder encantador mas sujo e doentio. Roberto Henriques naquele momento não teve outro caminho se não se juntar nas fileiras do PMDB de Garotinho para poder fazer frente a essa grande massa que passou a frequentar o Cesec.
Contudo não vejo outro caminho se não o de apoiar, trabalhar, votar e eleger Roberto Henriques prefeito, ao contrário de muitos petistas e psdebistas, merece ser entitulado não como primeira, segunda ou terecira via, mas como único caminho afim de tirar Campos deste estado melancólico em que se encontra hoje. Vamos todos que queremos ver uma Campos melhor, viva, com auto-estima, nos juntar ao redor de RH e apoiá-lo, sei que não é unânime, nem é perfeito, mas tem qualidades que poucos tem, que são: saber ouvir, vontade e determinação para trabalhar, é conciliador, honesto(provou isso quando era vice e saiu bem antes da casa cair), e vendo isso merece um voto de confiança...
pensem nisso...
Thiago

Jim Morrison disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jim Morrison disse...

Gostaria de aproveitar a acasião para pedir encarecidamente aos colegas um estágio ou emprego!! Afinal de contas eu preciso pagar a faculdade, e a geladinha de sexta...:D... abraços
Rafael Bretas

Anônimo disse...

Boa a analise do Tiago. RH desde o primeira hora rompeu com Mocaiber tão logo tomou conhecimento da tragédia que iria ser esse governo.

users online