terça-feira, maio 20, 2008

Sai livro do Aglomerado Terra Plana

O livro “Contos da Terra Plana” será lançado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima durante a V Bienal do Livro de Campos, no dia 1º de junho de 2008, às 18h.

Formado em 2003, a partir de contatos por meio de blogs literários, o Aglomerado Terra Plana reúne autores campistas, ou radicados na cidade, que têm afinidade com a chamada geração 90/00 da literatura brasileira. Interessados em experimentar novas linguagens, e sem se assumir como um movimento, os integrantes acabam por produzir uma literatura difícil de encaixar em algum rótulo. Típico da pós-modernidade, há fragmentos, narrativas não-lineares, fluxos mentais, e até histórias com o tradicional começo-meio-fim.

Em Campos, entre as atividades do grupo, que nunca existiu formalmente, estiveram a formação da uma banda de saraus, a Mutável Saralho Band, a publicação de um jornal literário (“Terra Plana”) na Bienal de 2004, com apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, e manutenção, por algum período, do site terraplana.org.

Agora, a publicação do livro, proposto originalmente em 2004, encontra o grupo em fase de entressafra, o que levou um dos autores, Felipe Sales, a comemorar de modo inusitado a chegada da obra: “Este é o primeiro livro póstumo do Aglomerado!”.

A proposta do livro é a de reunir contos que tenham a cidade de Campos dos Goytacazes como cenário ou que de alguma forma faça referência à cidade. Sem ufanismos, não se trata de uma homenagem, mas de uma vivência literária. Nos textos, ódios e amores são destilados em igual intensidade, e está sempre presente um certo incômodo com a condição de campista.

O livro foi organizado pelos jornalistas, escritores e professores universitários Jorge Rocha e Vitor Menezes, com prefácio de Arlete Sendra, presidente da Academia Campista de Letras. Além de contos de Rocha e Menezes, o livro traz textos de Alexandro F., Jules Rimet, Eugênio Soares, Simone Pedro, Felipe Sales, Douglas Venoso e Márcio Aquino.


Apresentação do livro

2003 era o ano. Alguns escritores nascidos ou radicados em Campos dos Goytacazes (RJ), que vinham se encontrando regularmente para conversar sobre a produção literária no Brasil, resolveram mostrar às caras na planície goitacá. Dessa resolução, foi montado um grupo que promovia saraus com leituras de mini-contos em universidades e onde mais houvesse gente interessada em novidades na Literatura produzida nesta imensa terra plana. O evento foi batizado como Olha pro Sarau, Frederico! e o grupo viria a se chamar, logo depois, Mutável Saralho Band, devido a sua formação variável. A confusão estava formada. Ainda bem.

Os laços de amizade foram se fortalecendo por conta da Literatura. O que havia começado de maneira quase descompromissada transformou-se em um ajuntamento de escritores dispostos a deixar suas impressões digitais na História Literária da cidade. E, vendo que era bom, o grupo ganhou um nome: Aglomerado Terra Plana.

Incorporando o modo como trata a cidade que já foi habitada pelos índios goitacá, o grupo manteve os saraus e conquistou uma participação na III Bienal do Livro de Campos, em 2004. E nos encontros efusivos seguintes dos aglomerados – diversão levada à sério –, surgiu a idéia de reunir em um livro contos que tenham Campos como cenário ou que façam referência à cidade.

Alguns já haviam experimentado o mergulho literário por nossas ruas e por nossa história, outros toparam estrear neste exercício de estranhamento do que está tão próximo e, portanto, parece tão familiar.

A idéia foi apresentada à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, ligada à Prefeitura de Campos, que de pronto aceitou viabilizar a publicação, manifestando apoio à nova literatura produzida na cidade e em sintonia com propósito de contribuir para a formação de um público leitor de obras de autores locais.

O resultado está nas páginas que seguem. Uma coletânea de textos de gente que asperamente ama esta cidade, que se inquieta entre o afeto que tem pela tradição e a vontade de explodir um novo ainda não delineado, que reverencia José Cândido de Carvalho e namora – valha o termo – a tal da novíssima literatura da Geração 90.

Mas sobretudo, esta coletânea mostra que somos escritores que querem sair, mas que também não abrimos mão de ficar.

Jorge Rocha e Vitor Menezes (Organizadores)

OS AUTORES

Eugênio Soares
Nascido em Campos, em 1969, graduado em História, mestre em Comunicação e Cultura, doutorando em Sociologia, professor universitário e autor de textos teatrais (O inferno são os outros e A morte cerebral do serial killer J.P. Freud).

Vitor Menezes
Nasceu em Campos, em 1974. É jornalista e professor universitário, mestre em Sociologia pelo IUPERJ/UCAM. Teve contos premiados em duas edições (2000 e 2002) do Concurso Nacional de Contos José Candido de Carvalho, promovido pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, e no I Prêmio Literário da Livraria Asabeça, de São Paulo, em 2002. Tem publicado o conto A Volta do Coronel Ponciano, na antologia do prêmio Asabeça, e o conto O Caso Cláudio, no site da revista Paralelos (www.paralelos.org). Escreve no blog coletivo urgente! (www.urgente.blogspot.com).

Jorge Rocha
Nasceu em Campos, em 1973, e mora em Belo Horizonte-MG. É jornalista, escritor, professor universitário e mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). É editor do site literário Patife (http://www.patife.art.br) e escreve no blog coletivo urgente! (http://www.urgente.blogspot.com). É um dos intérpretes mutantes da Mutável Saralho Band.

Alexandro F.
Carioca, nasceu em 1980 e em 1998 descobriu a cidade de Campos graças ao curso de Química do Cefet-Campos. Estudante de Jornalismo na Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic). Mantém o blog Margem Direita (http://www.margemdireita.blogger.com.br). É baixista da Mutável Saralho Band .

Jules Rimet
Nasceu em 1970. Natural de São Fidélis, radicado em Campos. É escritor e professor. Possui contos publicados nas revistas eletrônicas Paralelos (www.paralelos.org), SpamZine (www.spamzine.net), Fraude (www.fraude.org) e na edição portuguesa do jornal russo Pravda (http://port.pravda.ru). É autor do blog Aquém da Imaginação (http://imagina.blogspot.com).

Douglas Venoso
Campista, nasceu em 1978. Cursa Comunicação Social na Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic). Mantém os blogs Venoso (http://www.venoso.blogspot.com) - de onde veio o apelido - e Liliput (http://www.liliput.blogger.com.br) - blog de mini-contos em parceria com Rafael Caetano.

Márcio Aquino
Nascido em Campos, em 1959. Graduado em Ciências Econômicas (Ucam). Fez parte nos anos 90 do movimento de fanzines, publicando os zines Ligações On`Pidididíri , Tarati-Taraguá e Sobrado, além de colaborar no zine Mão Única ?. Tem um romance inédito, chamado Chicletes & Prazer.

Felipe Sáles
Nasceu em Campos, em 1983, e atualmente mora no Rio de Janeiro. É jornalista formado pela Faculdade de Filosofia de Campos e escritor.

Simone Pedro
Nascida em Campos, em 1981, e é formada em Ciências Sociais pela Uenf. Escritora, mantém o blog Dedo de Prosa (htttp://www.deprosa.weblogger.com.br), É a principal voz da Mutável Saralho Band.

[atualizado em 30/05/2008]

2 comentários:

Anônimo disse...

Lamento não ter ido ao encontro. Estive fora da cidade. Sucesso a todos os talentosos escritores terraplanícios.

Alexandro F. disse...

Reafirmo aqui que não gostei da arte da capa, ficou parecendo publicação da igreja universal, e o livro tem uns "probleminhas" graves na diagramação...
E digo, é pra isso que existe as escolas de Design, onde as pessoas estudam adequadamente questões como ilustração, produção gráfica, design editorial.. questões que não são estudadas nas escolas de publicidade (principalmente em campos)...
só pra registrar...

users online