Ainda não vi nenhuma nota nos veículos tradicionais (com jornais impressos e televisão) sobre os últimos ocorridos na região de fronteira entre Colômbia, Equador e Venezuela. Pelo que parece, a investida (essa sim bastante difundida nos telejornais da Globo) do exército colombiano que resultaram nas mortes de guerrilheiros das Farc, incluindo o 2° na hierarquia do exército revolucionário,Raúl Reyes, essa tal investida acirrou os ânimos dos mandatários equatorianos e venezuelanos, que alegam que para realizar a manobra militar, a Colômbia violou o espaço soberano do Equador.
Resultado, as embaixadas Equatorianas e Venezuelanas receberam ordens de seus respectivos presidentes para serem fechadas,que também ordenaram a expulsão dos embaixadores colombianos de seus respectivos países. E pra melhorar, Venezuela e Equador mobilizaram tropas para a fronteira com a Colômbia. Até Fidel Castro se manifestou, ele disse que se ouve com força as trombetas da guerra na América do Sul.
Matérias a respeito: aqui e aqui
(ao pé do ouvido, já até pensei em um doc. na região rs)
segunda-feira, março 03, 2008
Será?
Postado por Alexandro F. às 13:32
3 comentários:
A hispanidade é belicosa. Em 1995, durante os meses de janeiro e fevereiro, Peru e Equador se enfrentaram no que se conhece como A Guerra del Cenepa por uma questão de limites territoriais. Houve centenas de mortos, especialmente no lado peruano.
Só uma observação, o jornal O Globo traz matéria sobre o assunto (mesmo que só dizendo que a culpa é do Chaves), mas sobre este assunto já era possível ter conhecimento desde sexta-feira a noite em jornais on-lines.
agora pegou:
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI2653448-EI6580,00.html
Postar um comentário