domingo, julho 18, 2010

Para que serve o Horto Municipal?

A empresa contratada por R$ 136,6 mil para reformar a Praça Barão do Rio Branco, a chamada Pracinha do Liceu, está trabalhando duro no projeto. Ontem à noite passei pelo local e lá estavam com vários homens e equipamentos. Hoje, domingo, lá continuavam, e só no final da tarde juntaram as ferramentas para deixar o lugar. Está lindo. E quem passa pela praça apenas lamenta que, se não houver uma vigilância da guarda municipal, as mudas vão começar a desaparecer — o que, a propósito, já ocorreu.

É bonito ver, por menor que seja, uma intervenção promover a beleza da cidade, que anda esquecida da sua majestade submersa em tantos escândalos e tanto abandono.

No entanto, sempre há um no entanto, ficam algumas perguntas inquietantes no ar: para que serve o horto municipal, se não é capaz de produzir mudas de plantas para fazer a reposição da ornamentação das praças da cidade? Por que razão a Prefeitura não mantém, com pessoal próprio, um programa permanente de conservação de praças, sendo preciso, a cada necessidade de reforma, fazer uma licitação e contratar uma empresa? Se existisse orçamento participativo em Campos, uma obra como essa seria priorizada?

Enfim, em Campos, mesmo quando há flores, elas não cheiram bem.

[Praça do Liceu na tarde de hoje e detalhe da placa que indica o valor da reforma. Fotos: Vitor Menezes]

4 comentários:

Anônimo disse...

Companheiro,
Não tive a oportunidade de ver a obra, porém, pense comigo: uma pequena rotatória ao lado do Clube da 3ª Idade, nos fundos do SENAI, com cerca de 7 metros de raio está toda incoberta por tapume e uma placa anuncia a sua reforma. Compare os 102.000,00 reais alí anunciados e o valor da praça do Liceu em proporção às áreas.
Há algo realmente de muito catingoso nestes jardins!
Você está corretíssimo ao questionar a função do Horto Municipal e a inexistência de equipes de manutenção. Mas aí a farra termina. E outra: vc está enganado não há licitação.
Se lembra quando a sitação denunciou o derramamento de cartas convites? Pois é. A festa está ampliada.
O banheirinho de goitacazes vai virar brinquedinho de criança perto de tudo isso.
Nem tão anônimo assim...

Anônimo disse...

Eu não entendo as prioridades para a reforma de praças. Existem em alguns bairros, praças que estão se deteriorando, e isso em bairros onde as crianças só tem a praça como lazer. Enquanto a poder público municipal reforma praças que não precisavam ser reformadas no momento. Não a reforma de praças em boas condições! REFORMA JÁ das praças da Pecuária e Nova Brasília!

Anônimo disse...

Sobre o comentário do anônimo de 07:21:
moro em Nova Brasília, a nossa praça passou por uma meia reforma no governo Mocaiber, que ficou pela metade, com um monte de coisa faltando fazer (uma área onde supostamente seria instalada uma academia toda quebrada, a quadra só sem as telas de proteção, etc). O que foi informado pela prefeitura pra gente é que o processo da praça está na justiça, porque a empresa diz que fez todo o serviço e não fez, então é preciso que a empresa termine o serviço ou devolva o dinheiro e se faça outra licitação.

Em Busca de Sentido disse...

Nossa escolas municipais não têm brinquedos nem parquinhos para as crianças, e cada prefeito que entra só pensa em enfeitar bairros nobres.Nossas crianças carentes sempre ficando em último plano.Educação e praças nota ZERO.Ou melhor 3.2 no IDEB.

users online