segunda-feira, julho 26, 2010

Câmara Técnica estuda tombamento de patrimônios imateriais do município

Criada no último dia 19, uma Câmara Técnica ligada ao Coppam (Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal) realiza em Campos estudo para "normatizar o tombamento de bens imateriais, como entidades, lendas e outras culturas, como a Mana Chica do Caboio, o Hino a Campos, com letra da “Amantia
Verba”, de Azevedo Cruz e música de Newton Perissé Duarte e etc", como registrado em ata da reunião do Conselho Municipal de Cultura.

A Câmara é integrada pelos conselheiros Dione Baptista do Amaral Sardinha, Fabrício de Souza Lima, Dalton Luiz da Silva Freire e Silvio Gregório Gomes Viana.

Monumentos

Uma das dúvidas em relação ao trabalho da Câmara Técnica, levantada pelo membro da Academia Campista de Letras, Vilmar Rangel, é se o tombamento incluirá os monumentos do município, já que estes não podem ser considerados imateriais.

"Os nossos monumentos continuam desamparados, órfãos, como párias, deixados à própria sorte, o que significa estarem à mercê dos vândalos e dos desinformados. A eles só restaria o fim, a curto, médio e longo prazo, até que sejam removidos à vala comum das coisas sem qualquer valor, principalmente o artístico e o histórico", denuncia Rangel.

Em conversa com o urgente!, o secretário municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, disse que a Prefeitura abriu processo para reformas em monumentos da cidade, como o Chafariz Belga e a estátua do Expedicionário. Segundo ele, o conjunto de bustos em torno da Academia Campista de Letras também passou recentemente por restauração.

Não estão programados, no entanto, a construção de novos monumentos para o município. De acordo com Orávio, a proposta de homenagens deve partir da comunidade, e ele diz desconhecer propostas da sociedade neste sentido.

Nenhum comentário:

users online