segunda-feira, julho 12, 2010

Enquanto isso, em Búzios...

Moradores se unem para defender amendoeiras de Geribá

Osvaldo Maneschy

Chamada de “revitalização urbana” e ao custo de 1 milhão e 370 mil reais, a construção pelo prefeito Mirinho Braga de um calçadão no Canto Esquerdo da Praia de Geribá, em Búzios (RJ), está se tornando um crime ambiental. Sete amendoeiras cinqüentenárias e uma albatã (nativa) foram impiedosamente cortadas -- e as três amendoeiras restantes terão o mesmo destino nesta segunda-feira (12/7) se ninguém fizer nada -- porque um burocrático arquiteto da prefeitura, sem ouvir ninguém, decidiu substituir as amendoeiras por exóticas palmeiras – que não dão sombra alguma.

Os moradores do Canto Esquerdo, alguns deles atônitos e com lágrimas nos olhos, a maioria sem acreditar no que assistiam, viram os funcionários da firma Terrapleno Terraplenagem e Construção Ltda, sob as ordens do engenheiro Alfredo Crysostomo de Moura, sem qualquer aviso, derrubarem com motosserras as amendoeiras generosas em sombra que sempre foram a marca registrada do lugar.

O crime foi perpetrado em poucos minutos e pegou a todos de surpresa, não dando tempo para nenhuma reação organizada. Nesta segunda, refeitos do primeiro impacto, os moradores do Canto Esquerdo prometem reagir para impedir que as amendoeiras restantes – que protegem inclusive os barcos dos pescadores nos dias quentes de verão – tenham o mesmo destino das outras – abatidas sem dó nem piedade.

Todos são favoráveis às melhorias urbanas do futuro calçadão, mas não concordam com a destruição das árvores que dão sombra e enfeitam o Canto Esquerdo especialmente nos dias de verão, quando protegem do Sol os pescadores consertando as suas redes e os turistas. Também consideram um absurdo que as árvores pródigas em sombra como amendoeiras sejam substituídas por palmeiras - que nada tem a ver com Búzios.

Também estão indignados com o fato da prefeitura ter tentado impedir que os barcos dos pescadores – os moradores mais antigos do Canto Esquerdo - continuem estacionados nas areias do Canto Esquerdo de Geribá por conta da “beleza estética” do futuro calçadão. Eles reagiram e houve contra ordem para a proibição de deixar os barcos no local.

Os moradores do Canto Esquerdo esperam que o bom senso volte a prevalecer também no caso das árvores – e que a Prefeitura passe a protegê-las, em vez de cortá-las. O alcaide de Búzios, na opinião de boa parte dos moradores, também eleitores, precisa entender que amendoeiras não fazem mal a ninguém.

[Mais da série Enquanto isso]

Nenhum comentário:

users online