segunda-feira, maio 04, 2009

Boa organização, arquibancada vazia e o velho paternalismo

Foto: Yuri Amaral
"Mas o que chamou a atenção mesmo foi a estrutura armada pela prefeitura: muitos banheiros, policiais até dizer chega, bombeiros, ambulâncias, postos de atendimento médico, ambulantes organizados e garis mantendo a limpeza de forma impecável. Nem pareceria Campos, não fosse um locutor saudando vereadores presentes (da base aliada, lógico) e lembrando ao público que a prefeita Rosinha era responsável pelo carnaval e pelo ônibus a 1 real. Igualzinho à Festa de Santo Amaro, quando ocorre a Cavalhada no distrito que leva o nome do santo. Campos não se desvencilha do paternalismo. O carnaval é do município, a prefeitura é responsável e ponto. Não tem que ficar elevando a moral da prefeita. Mesma coisa com o programa do ônibus a 1 real: foi promessa de campanha, ela tem que cumprir, não ficar se gabando que o projeto saiu do papel."

De Yuri Amaral, biólogo e fotógrafo, que desfilou pela primeira vez no Carnaval de Campos. Mais comentários e fotos aqui no Dendrito.


8 comentários:

Alexandro F. disse...

O melhor é que, com esse "movimento" todo do carnaval (quase ninguém), a guarda municipal não pode atender um pedido que fiz por telefone.
A energia elétrica aqui na rua de casa acabou devido um transformador que explodiu na esquina da rua TEN-CEL Cardoso (rua Formosa) com a rua do Barão da Lagoa Dourada. E nessa história toda, o sinal de trânsito ficou sem funcionar, e com o furdunço todo dos motoristas embriagados (maioria deles) comemorando a vitória do flamengo, alguns acidentes quase aconteceram na esquina.
Pois bem, telefonei pra guarda e sugeri que uma viatura realizasse sinalização para que nada, de ruim, pudesse acontecer no local. Mas o indíviduo que me atendeu, com voz de sono, informou que seria impossível, pois todo mundo da guarda estava no carnaval.

Anônimo disse...

Vitor acho q vc não esteve presente pois sábado no dia das escolas speciais estava lotado, mas entendo su papel de falar sempre mal, tem de achar alguma coisa coisa rui, msm qdo não existe, qur achar chifre em cabeça de cavalo com dizia os antigos, esse é seu papel aliás seus parentes perderam a boquinha....

Hugo Prates disse...

Essa foto não mostra e realidade do desfile, as arquibancaas não estavão vazias assim, isso está parecendo foto feita pelo jornal daquela familia.

Vitor Menezes disse...

Caro anônimo das 8h20, em Campos é difícil haver alguma família que não tenha empregados diretos ou indiretos na Prefeitura. Infelizmente, a minha não é uma exceção. Tenho parentes que, para meu desgosto, trabalharam em governos nefastos para o município como os de Alexandre Mocaiber e de Arnaldo Vianna. Não sou chefe de um clã familiar e não controlo as opções de cada um. E acho que valem para eles as cobranças e críticas que faço em relação ao empreguismo, clientelismo e falta de transparência de todos os governos recentes em Campos. Como sabem os leitores do blog, não deixei de dizer o que pensava destes governos (inclusive na rua, nas duas edições do Chega de Palhaçada, para desespero destes meus parentes - rs) e não deixarei de dizer o que acho do atual (duas gestões que, a propósito, guardam muitas semelhanças). Sobre a foto do Carnaval, é de Yuri Amaral, assim como os comentários, e as informações que tive é a de que, sim, em muitos momentos a presença do público foi pequena (o que não acho um problema em si mesmo, não atribuo à Prefeitura e não creio que tenha estragado a festa).

Anônimo disse...

Hugo, o verbo não é estavão, como você escreveu, sabidinho, o verbo que você queria usar se escreve corretamente assim: estavam.Você já trabalhou para o jornal da família, não foi?

Anônimo disse...

Verdade é que a PMCG cumpriu uma promessa de campanha com esmero, e só. Foi muito organizado, com muita segurança, mas olha aqui, teve PM q riu de tanta arquibancada vazia e disse: não teve nem bêbado para ser preso! Graças a Deus. Os ambulantes com certeza tiveram prejuízo, POIS QUANTO À PRESENÇA DA POPULAÇÃO FOI UM FRACASSO! ADMITAM!
Escrevi meu parecer no blog do garotinho mas ele não postou, pq não joguei confeti na prefeita nem no q ela fez, estão tentando levantar defunto, vai ser impossível. O povo pergunta onde será o desfile do carnaval e pega o caminho contrário, quer é saltar longe desse negócio.
Carnaval de Campos é p agradar o ego de 06(meia dúzia). Os campistas não estão nem aí p carnaval.

folião disse...

Dizem que esperava-se 15 mil pessoas por dia na festa. Rosinha, em entrevista, disse que o público diário foi de 10 mil.
Tirando os excessos, pode-se dizer que, na verdade, a quantidade de pessoas nas arquibancadas variou muito.
Teve dias, como o primeiro, que deu pouquíssima gente mesmo; em que só as arquibancadas posicionadas em frente ao júri tinham gente.
E outros dias, como o sábado, que deu gente pra caramba, do início ao fim das arquibancadas.
É claro que, excetuando qualquer idéia de "eu não vou porque o Carnaval de Campos é ruim ou um fracasso", muita gente não foi porque pertence ao "lado B" da cidade partida.
O carnaval teve e não teve público. Vale uma sensatez. O equívoco, acredita-se, é generalizar.

Yuri Amaral disse...

Quero deixar claro que as observações feitas no Dendrito em relação ao carnaval 2009 foram sobre o primeiro dia de festa. Compartilhei as imagens e informações com o Urgente! por não ter visto, até então, notícias do carnaval neste blogue. Não havíamos sido agraciados com as imagens do fotógrafo César Ferreira que, aliás, mostraram que o carnaval brilhou, mesmo fora de época, com público ou não.

users online