domingo, maio 03, 2009

Ando muito desocupado com blogs

O vereador Nelson Nahim incendiou a blogosfera campista nesta semana com a afirmação de que não iria pautar as suas ações pelo que os blogs publicam. Também afirmou que determinou ao departamento jurídico da Câmara para que fique atento ao que se publica por aí em relação aos nobres e ilibados edis desta igualmente honrada planície. E, não satisfeito, disse ainda que escrever em blogs é coisa de desocupados.

Se uma autoridade do município, eleito pelo voto popular, e, no caso da sessão da última terça-feira, no exercício da presidência do Legislativo, assim se refere ao mais interessante fenômeno da comunicação dos últimos tempos, o que esperar da qualidade da sua representação?

Começa pelo conceito de desocupado, que é autoritário por princípio. Faz bastante tempo que a ética do trabalho é questionável e o conceito de ocupado ou não ocupado é bastante relativizado. Além do mais, estar ocupado é um atributo que não pode ser confundido com a relevância daquilo com o que se ocupa. Por exemplo: a se ocupar com os tipos de atividades que muitos políticos se ocupam, prefiro mesmo ser um desocupado.

Não tenho dúvida, ainda a título de ilustração didática, que o senhor Nelson Nanhim é um homem muito ocupado. No entanto, depois das suas declarações, começo a ter dúvidas acerca da relevância do que ele faz. O que este episódio demonstra é que tanto o vereador Nanhim quanto muitos outros vereadores e integrantes do governo municipal - e não somente em Campos, claro - não estão habituados a entenderem o exercício das suas atribuições públicas como de fato o são: públicas. Têm horror a qualquer incômodo fiscalizatório e, de modo arrogante, se imaginam iluminados no exercício do poder.

Fico imaginando se chegasse aqui a campanha do "adote um vereador", onde um internauta escolhe um parlamentar para ficar no seu pé, fiscalizar todos os seus atos, e divulgar para a população pelos meios possíveis. Mesmo prestando serviço de tamanha importância pública, provavelmente estes fiscais comunitários seriam considerados desocupados por personagens como Nanhim.

Este caso também confirma a hipótese de que a democracia existe apenas na medida em que são oferecidas forças contrárias ao exercício de um determinado poder. Dito de outro modo: se pudesse, todo governo fecharia o Congresso, todo comerciante mataria o fiscal, todo ser humano retiraria todas as barreiras existentes entre ele e o que deseja fazer.

Mas a idéia de vida em civilização consiste justamente em conviver com os limites dos interesses da coletividade, do contrário facilmente nos renderíamos à lei do mais forte. Para alguém como um vereador pouco afeito à liberdade de expressão este cenário deve ser mesmo angustiante. Mas ainda bem que nem todo mundo pensa como ele, e se ocupa de fazer valer o seu direito de dizer o que pensa.

[Artigo publicado na edição de hoje do Monitor Campista]

8 comentários:

Pedro disse...

Caro Vitor acho até que se a população de Campos assistisse às sessões da Câmara Municipal, a maioria teria mais condições de saber o que seus representantes no legislativo municipal se ocupam. Mas vamos aos fatos: Na última sessão, quinta-feira passada eu estava lá e presenciei muito tempo precioso de discussões dos nobres edis por causa de um projeto de muita relevância para a população. Uma moção de aplauso aos empresários que inauguraram uma casa noturna em Campos. Claro que as discussões se deram com mais ênfase porque um deles é o filho de Rosinha. Uma vergonha, saí do pomposo prédio com náuseas.

agitadorcultural disse...

Tapa na cara. Muito bom o Vitor pautar que o vereador está lá pelo voto popular. O povo bota, o povo tira.

agitadorcultural disse...

Tapa na cara. Muito bom o Vitor pautar que o vereador está lá pelo voto popular. O povo bota, o povo tira.

Sérgio Provisano disse...

A auto-tutela já foi banida de nosso ordenamento jurídico há muito tempo. O vereador Nelson Nahim, como advogado, sabe muito bem disso. Taxa os blogueiros de desocupados, o que diria ele por exemplo do vereador Papinha que mantém um blog com o objetivo de prestar contas de seu mandato. Seria o vereador Papinha um desocupado?

O fato inquestionável é que, a qualidade do nosso parlamento municipal é baixa, daí, fica mais fácil tentar calar a voz daqueles que ousam questioná-la do que elevar o nível do mesmo.

Para isso, há que se valer de qualquer tentativa de intimidação, de coação, se colar colou, até porque, sabe o vereador e presidente da câmara, que suas ameaças de processar a este ou aquele blogueiro, via setor jurídico da câmara, esbarra no impedimento legal de que o jurídico da mesma, não pode ser utilizado para defender interesses pessoais de cada vereador.

Caso qualquer vereador, inclusive o presidente da câmara venha a se sentir ofendido, que contrate um advogado particular e processe a quem de direito.

A lei de Imprensa, esse entulho de autoritarismo, foi finalmente revogada. A liberdade de expressão está garantida na nossa Lei Maior, a Constituição Federal. A ditadura acabou há um bom tempo então qual será o objetivo do presidente da câmara com essa atitude fanfarrã?

Nenhuma, creio eu, não passa de bazófia, pura falácia, ele, o presidente da câmara, deveria sim é conclamar os seus pares a elevarem o nível do debate, a cumprirem suas funções precípuas que são as de defender os interesses da população, elaborando leis que realmente atendam à população e, principalmente, fiscalizar com rigor os atos do executivo, que está fazendo o que quer, com o beneplácito do legislativo municipal. Isso sim é que seria uma atitude a ser aplaudida.

Anônimo disse...

malditos blogueiros desocupados que ficam difamando os ilustres vereadores, cobertos de toda ética e honestidade que a política campista representa pro Brasil...

George Gomes Coutinho disse...

Importante tomada de posição Vitor!

Abçs

Momento da Verdade disse...

Caro colega, realmente é importante termos essa ferramenta, que aqui em Campos colabora para levar informação de qualidade. E juntos amigo estamos de olho e vamos fazer valer nosso direito.

www.momentoverdadeiro.blogspot.com

Anônimo disse...

Meu lindo quero saber da passagem a 1 real, do carnaval de Campos, porque vcs não falam nada??
Moro no interior e me oriento pelos blogs, só que vcs não estão comentando nada sobre estas duas tão importantes notícias!!

users online