quinta-feira, maio 05, 2011

Conheça o site de financiamento coletivo de projetos culturais

Começa a ganhar adeptos no Brasil a proposta do site Ulule, de financiamento colaborativo (crowdfunding) de projetos culturais. Criado na França, o projeto hospeda propostas de realizadores, quem ficam disponíveis para quem quiser apoiá-los e obter contrapartidas. Qualquer pessoa pode inscrever ideias ou apoiá-las. Veja aqui.

"Os apoiadores de um projeto têm a garantia de apenas serem debitados se o projeto alcançar a soma solicitada. Eles receberão então contrapartidas (fotos, artesanato, DVDs, ingressos para o show, aulas de culinária...) propostas pelos autores dos projetos", explicam os organizadores.

Para apoiar um projeto, é preciso ter uma conta Paypal. Ao lado de cada projeto, há um ícone "Apoie, receba". Ao clicar nele, o usuário é direcionado para um formulário onde deverá especificar a quantia do seu apoio e a contrapartida desejada. O valor só será debitado se o projeto atingir a quantia total necessária para a sua viabilização.

O Ulule é formado por uma equipe de designers, desenvolvedores, advogados, entre outros parceiros. Eles lembram que este tipo de financiamento tem precedentes como o Fundabel, o Kickstarter e o IndieGogo.

Nenhum comentário:

users online