Da Rede Nacional de Jornalistas Populares
Na manhã desta terça-feira (3/5), a rádio comunitária Santa Marta, localizada na comunidade de mesmo nome, em Botafogo, zona Sul do Rio, foi fechada em uma ação da Polícia Federal e da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Os agentes lacraram todos os equipamentos e levaram o transmissor. Rapper Fiell (Emerson Claudio Nascimento) e Antonio Carlos Peixe, os diretores da emissora, foram levados pelos agentes para as dependências da Polícia Federal, na Praça Mauá, Rio. Parece ironia, mas a ação repressora que fechou a rádio comunitária do morro carioca ocorreu no Dia Mundial de Liberdade de Imprensa, decretado pela ONU em 1993.
A rádio comunitária Santa Marta foi construída de forma coletiva por moradores de diversas comunidades. Por ser uma conquista dos trabalhadores, recebeu as doações de equipamentos para o seu funcionamento: computadores, móveis e cursos de capacitação para os locutores e colaboradores da rádio - todos moradores da favela Santa Marta. (Leia aqui). Os participantes da emissora estavam preparando toda a documentação para entrar com o pedido de autorização de funcionamento ao Ministério das Comunicações.
Rapper Fiell (foto), um dos detidos na operação, é um atuante ativista do movimento social. Já lançou dois CDs e produziu um curta-metragem sobre o morro carioca: o 788. Este último foi ganhador de dois prêmios, um nacional e outro na Holanda. Faz rádio livre e comunicação popular há pouco mais de um ano. Ele é conhecido dos movimentos sociais por sua militância em defesa dos direitos dos trabalhadores e dos moradores de favelas. Em reconhecimento a seu trabalho, no dia 19 de abril ministrou aula para alunos do curso de Ciências Sociais da UFRJ, a convite do sociólogo Luiz Antonio Machado da Silva. Cultura da favela, hip hop e comunicação comunitária foram os temas da aula.
terça-feira, maio 03, 2011
Rádio Santa Marta é fechada e comunicadores populares são detidos
Postado por Vitor Menezes às 15:06 Marcadores: movimentos sociais, radialismo
2 comentários:
"Os participantes da emissora estavam preparando toda a documentação para entrar com o pedido de autorização de funcionamento ao Ministério das Comunicações."
Ou seja, a emissora estava ilegal, o que configura pirataria!
Não vejo erro da ação da PF e ANATEL.
Ato em defesa da liberdade de expressão - Rádio Santa Marta Comunitária
Quarta, 4 de maio · 08:00 - 11:00
Programa especial da Rádio Santa Marta em defesa da liberdade de expressão. A rádio comunitária foi fechada hoje e seus equipamentos foram apreendidos. Por isso, faremos o programa especial amanhã em frente à primeira estação do bondinho.
Contamos com a presença de todos para expressar seu apoio à Rádio Santa Marta.
Ouça o informe de esclarecimento da rádio Santa Marta:
http://www.youtube.com/watch?v=IEnGsvD5NAg
Postar um comentário