quarta-feira, maio 04, 2011

Vereador ameaçado de cassação diz que vai continuar a transmitir sessões

Vereadores de Macaé discutem desde o último dia 2 a possível cassação do mandato do parlamentar petista Danilo Funke. O vereador é acusado de utilizar indevidamente a imagem dos colegas em uma transmissão ao vivo, por twitcam, de votação sobre cargos e salários de servidores da área da educação. Em entrevista ao urgente!, Funke afirma que vai continuar as transmissões, caso a própria Câmara não leve adiante discussão reiniciada recentemente de transmistir oficialmente as reuniões. Confira a entrevista:

urgente! - Muitas Câmaras, inclusive no Norte Fluminense, transmitem as suas sessões online ou em TVs a cabo. A que o senhor atribui o espanto dos seus colegas em Macaé com a transmissão?

Danilo Funke - Acredito que apesar de Macaé ser conhecida no país e no mundo como Capital do Petróleo, logo, uma cidade teoricamente “tecnológica e moderna”, convivemos com uma cultura política conservadora e arcaica nas sua práticas. Considero que a falta de divulgação e transparência tem relação direta com essa cultura. Quando se inova e busca soluções simples para dar publicidade e transparência a temas importantes da política da cidade são consideradas como atitudes ofensivas e afronta a classe política local. Portanto, para algumas pessoas mudanças e novidades, pela dificuldade de se aceitar e adaptar-se pode até configurar um “crime”.

urgente! - Que interesses estavam envolvidos na votação transmitida pelo senhor no twitter?


Funke - Nesse debate sobre utilização de meios digitais como publicização, que gerou grande repercussão, inclusive, nacional, o que estava em jogo era um tema que deveria ser o prioritário na ordem do dia: Educação. Apresentamos uma indicação solicitando ao executivo municipal paridade de particpação na comissão de cargos e salários entre os professores e o governo, já que hoje tem direito a voto 2 representantes dos professores e 2 do governo(Procuradoria e Secr. de Educação) cabendo em caso de empate em algum tema polêmico o voto de minerva à Secretária de Administração, Carla Mussi(irmã do prefeito). Assim, em casos de interesse direto do governo, os professores nunca conseguirão ter aprovadas suas propostas, já que estão em inferioridade numérica nas votações. Mas, importante ressaltar que o 1º ponto de conflito da discussão foi apresentar o voto de cada vereador contrário à indicação em nosso site: www.danilofunke.com.br, sendo agravada aí a crise com as transmissões online via Twitcam(Twitter).

urgente! - Qual a base legal que os vereadores de Macaé têm para pedir a sua cassação? O senhor avalia que eles levarão isso adiante?


Funke - A acusação se baseia, principalmente, no uso indevido de imagem e de que houve má-fé da nossa parte. Acredito que por ser o único Vereador de oposição em uma Câmara de 12 Vereadores, essa disputa torna-se uma questão decisiva para a iniciativa. Acho pouco provável que se fosse um Vereador de situação chegaríamos à ação tão extrema. Entendo que de fato nossa equipe possa ter cometido alguns exageros, como veicular as fotos de cada Vereador junto aos seus votos, mesmo que “linkadas” diretamente do site oficial, contudo nos baseamos no princípio da publicidade da adminstração pública, em que cada ação dos entes políticos tem que ser divulgada. Então, não acredito em nenhuma ilegalidade, tudo leva a crer que de fato há um fator político muito forte nesse processo. Não esperava nem que tivêssemos esse processo instaurado, como disse, acho tudo muito exagerado, mas na política algumas pessoas não tem limites numa disputa e nem sempre o bom senso prevalece.

urgente! - A Câmara de Macaé discute a reivindicação de espaço em TV a cabo local para a transmissão das suas sessões?


Funke - Há cerca de 2 anos, apresentei uma proposta para que as sessões fossem transmitidas online pelo site da Câmara e houvesse uma cobertura por rádio ou TV. Caso já tivessem sido concretizadas tais medidas, hoje não teríamos tantas interpretações e versões sobre determinados assuntos polêmicos, como esse. A própria população saberia o que estaria acontecendo, tiraria suas próprias conclusões e as ações dos Vereadores seriam, de fato, públicas. O que temos de positivo nesse debate todo é que hoje, por exemplo, aprovaram um requerimento do Vereador George Jardim sobre o mesmo tema, para nossa surpresa, aprovada e defendida por todos os Vereadores. Se no final tivermos alcançado algumas dessas propostas, todo sacríficio terá valido à pena.

urgente! - O senhor pretende continuar transmitindo online as sessões?


Funke - Esperamos que a própria Câmara entenda que a sociedade clama por modernização e maior transparência dos seus atos e que tome as medidas necessárias para que se concretize isso. Mas, caso contrário, certamente continuaremos a transmitir, sim. Acreditamos que estamos de alguma forma, humildemente, contribuindo para o desenvolvimento da democracia e não iremos nos intimidar frente a esses tipos de confrotos e outras formas de intimidação.

Nenhum comentário:

users online