terça-feira, maio 03, 2011

Sesc Campos abre hoje exposição de Pauline Pessanha

Marcos Curvello / Da Assessoria da Campos Galeria de Arte

O Sesc/Campos promove, durante o mês de maio, um encontro entre arte, cultura, história e política, tendo como mote momentos e figuras chaves de nosso continente. A mostra “Movimentos latinos - A sociedade latina”, que começa hoje, com coquetel de lançamento a partir das 19h, e permanece aberta até 5 de julho, traz uma visão única sobre fatos, símbolos e personagens, sob o prisma moderno do Yupismo, estilo que permeia toda a criação da artista plástica Pauline Pessanha, principal nome da Campos Galeria de Arte (www.camposgaleriadearte.com) hoje. A curadoria é da poeta Milena Félix, que também é responsável pela visita guiada durante a exposição.

São 12 obras expostas, a maior delas, um painel de 122 x 158 cm. Entre os temas, estão o líder da revolução mexicana de 1910, Emiliano Zapata, o artista plástico uruguaio Joaquim Torres Garcia, o poeta chileno Pablo Neruda. O Brasil estará representado através da obra "Fecundação – A semente da paz e do amor – Yupismo", que reflete a crença de Pauline na importância de uma continuidade histórica, artística e cultural do país. As técnicas utilizadas são nanquim e tinta acrílica, variando entre monocromia e policromia. O papel e a madeira servem de suporte aos trabalhos.

Segundo a artista, os trabalhos, que abrangem meio século, entre as décadas de 20 e 70 , período considerado fundamental para a arte latino-americana, tem por objetivo propiciar ao expectador uma viagem pelas lutas pela busca de identidades neste lado do continente. E executá-los foi uma tarefa que deixou não apenas uma sensação de satisfação, mas propiciou à artista contato com uma riqueza até então desconhecida.

Nenhum comentário:

users online