sexta-feira, julho 31, 2009

Projeto Machadinha classificado em prêmio nacional

Genilson Pessanha / Secom PMQ
Da Secom de Quissamã

Depois de mais de um ano após a entrega da restauração completa do Complexo Cultural Fazenda Machadinha, a iniciativa continua sendo reconhecida em todo o país como um importante investimento do poder público na preservação da cultura de Quissamã. O projeto foi inscrito no Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2009, do Iphan (Instituto doPatrimônio Histórico e Artístico Nacional), na categoria “Apoio Institucional e/ou Financeiro” e foi classificado em nível regional. O vencedor da categoria foi a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PB),pelo desenvolvimento do Programa Integrado de Preservação do Patrimônio Cultural de João Pessoa.

Para a presidente da Fundação Municipal de Cultura e Lazer, AlexandraMoreira Gomes, a classificação de Quissamã representa o reconhecimentodo Iphan acerca da importância e da qualidade do projeto de Machadinha.

O Complexo Cultural Fazenda Machadinha é composto por um conjunto de quatro alas de antigas senzalas restauradas (hoje transformadas emresidências para os moradores tradicionais do local), além da Capela Nossa Senhora do Patrocínio, das ruínas da Casa Grande, do Armazém(usado pelos moradores para reuniões comunitárias e festas), do EspaçoMemorial e da Casa de Artes [foto].

O Espaço Memorial e a Capela podem ser visitados de quarta a domingo de10h às 17h. Nestes horários, a Fundação disponibiliza condutores qualificados para acompanhar os visitantes. Já a Casa de Artes funcionaaos sábados e domingos de meio-dia às 17h, oferecendo um cardápio sempre variado para os visitantes.

Nenhum comentário:

users online