terça-feira, fevereiro 26, 2008

Jornalismo Colaborativo

Vem da Coréia uma das mais promissoras experiências em jornalismo colaborativo. Feito por 65 jornalistas e milhares de colaboradores espalhados pelo mundo, o site OhMyNews tem visitação média de 700 mil coreanos por dia. A fórmula não exclui o trabalho jornalístico, que seleciona e checa a informação que será publicada. Se a matéria for boa e merecer destaque, o "repórter cidadão" ainda leva uma graninha.

“Junte a alta conectividade da população ao fato de ela, com poder crítico elevado, estar cansada de ver a mídia ignorar assuntos importantes e temos a receita do sucesso do OhMyNews”, explica a pesquisadora brasileira Ana Maria Brambilla, em matéria dos jornalistas Jocelyn Auricchio e Rodrigo Martins para o Estado de São Paulo. A íntegra foi guardada pelo site do FNDC bem aqui.

2 comentários:

Gustavo Alejandro disse...

Vitor, modestamente e guardando as proporções, uma ideia aproximada era aquela que eu te comentei algum tempo atrás para fazer em Campos entre todos os bloguistas.

Gustavo Alejandro disse...

Relacionado com o assunto, Vitor, este domingo estreia em buenos aires um novo jornal: Critica, dirigido por Jorge Lanata, o fundador de Pagina 12. mais detalhes no meu blog.

users online