quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Não é que ele saiu?

Noite passada, sentei com amigos no boteco da esquina da Fafic, relembrando a época de faculdade e das aulas assassinadas por algumas garrafas de cerveja. Na TV do bar passava a reportagem sobre o afastamento definitivo de Fidel do poder. Obviamente os comentários não poderiam deixar de surgir.
Na mesa éramos três. Eu uma jornalista semi-formada, infiltrada no meio de dois formandos envolvidos com política: Um é dirigente do PT de Macaé e outro militante do PSB em São João da Barra.
Após o noticiários entramos em uma discussão acerca do rumo que Cuba tomará. Todos concordam que esta história de que haverá abertura é furada e que Raúl, que sempre foi o mais extremista do grupo (entre Fidel e Che) manterá o governo como está. Contudo, após meu comentário infame a respeito da idade do "novo" líder de Cuba outros questionamentos surgiram.
Segundo meu amigo petista, Fidel declara em uma matéria na Caros Amigos que Cuba nunca esteve fechada para outros países. A verdade é que os Estados Unidos sempre embargou as relações entre Europa e outros países. Resmungos e risos a parte, nossa conversa tomou outro rumo e Fidel foi esquecido.
Será que daqui a alguns anos este esquecimento será geral? Pelo menos assuntos como este sempre serão lembrados nos botequins da vida...

5 comentários:

Marcel Silvano disse...

É verdade que os botequins da vida são os berços das grandes inspirações políticas e revolucionárias. Nada melor que falar deste momento histórico da humanidade que em um bar.
Mas sim, Fidel estará vivo como Che também está nas mentes e corações de milhares e milhões que mantém acesa uma esperança que de tão verde ficou vermelha e teve exemplos de resultados em vias de fato na Europa ocidental, na China e em Cuba, sem fazer juízo de valores de cada uma.
Mas de uma coisa a história não se esquecerá. Na chegada em Havana, há um imenso painel com uma criança uniformizada, de sapatos e mochila e cadernos, e em letras garrafais está escrito "No mundo mais de 200 milhões de crianças dormem nas ruas. Nenhuma delas é cubana!!!"
Isso não deixará Fidel, Raul, Che, Camilo Cienfuegos e o comunismo Cubano ser esquecido.
Viva Cuba e Viva Fidel e Viva o Socialismo!!!

Anônimo disse...

Dia do abandono, estaremos aí
Me passa os outros blogs que aderiram!

Anônimo disse...

Raul Castro nao vë a hora de fazer de Cuba uma China centroamericana.

Cuba esta preparada para receber o capitalismo, e certamente sera um sucesso de crecimento economico e justica social, pois seu povo foi educado. Sera a nova revolucao cubana.

Ai, entao, restarao para os pobres neocomunistas de botequim as "utopias" de Venezuela e Bolivia.

Anônimo disse...

Botequim histórico!
Não sei se o socialismo é o que foi ou o que está, como sugere o gustavo. Não sei se ele é um objeto tátil, algo mensurável, palpável, vermelho... se tem foice, martelo ou estrela. Sei que é uma utopia, um sentido, uma direção.
http://rosselini.blogspot.com

Vitor Menezes disse...

Seu Victor, a relação está em post abaixo...

users online