terça-feira, fevereiro 12, 2008

Revelando Brasis

Bom, estão abertas as inscrições, mas quem se interessa por audivisual e mora em Campos não poderá participar, mas os colegas das cidades vizinhas que tenha até 20 mil habitantes poderão.

Estão abertas até o dia 28 de março as inscrições para o Concurso de Histórias do Revelando os Brasis Ano III. Para participar, é preciso ter mais de 18 anos e ser morador de município com até 20 mil habitantes.
As 40 histórias selecionadas serão transformadas em vídeos com duração de 15 minutos pelos seus autores. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis nos sites www.revelandoosbrasis.com.br e www.cultura.gov.br. A partir de fevereiro, o regulamento e a ficha também poderão ser retirados nas agências e postos de atendimento dos Correios e do Banco do Nordeste. Mais informações no Instituto Marlin Azul pelo telefone (27) 3327-2751 ou através do e-mail revelandoosbrasis@gmail.com.
Parceria entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e o Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobras, Revelando os Brasis tem como objetivo viabilizar a produção de vídeos digitais nas pequenas cidades brasileiras.
De acordo com levantamento divulgado em 2007 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 5.568 municípios; desses, 4.006 têm até 20 mil habitantes.
Podem ser inscritas histórias reais (baseadas em fatos históricos, personagens e tradições populares) ou de ficção. Os autores selecionados participarão de oficinas preparatórias de roteiro, direção, produção, fotografia, som, edição, direção de arte, mobilização cultural e direitos autorais, no Rio de Janeiro, com todas as despesas pagas pelo projeto. Na etapa seguinte, eles contarão com o apoio da estrutura de produção oferecida pelo Revelando os Brasis para realizar os vídeos.
Nas duas primeiras edições do projeto, entre 2004 e 2006, foram produzidas 80 obras, entre ficções e documentários. Depois de finalizados, os vídeos são apresentados em suas comunidades através do Circuito Nacional de Exibição, que leva uma tela de cinema para os municípios. As produções também são exibidas no Programa Revelando os Brasis, que vai ao ar pelo Canal Futura. A partir de 2008, os vídeos do projeto serão lançados em DVD com distribuição gratuita entre organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil.

2 comentários:

João Ventura disse...

Pô, pena que esse requisito da quantidade de habitantes limite algumas boas histórias do projeto. Em Macaé, há histórias maravilhosas, como o do Papa Lambida e da Igreja de Santana que poderiam virar ótimos vídeos. Essas histórias eram da época em que o município era apenas uma vila de pesacdores, antes da Petrobras. Será que a gente não consegue uma brecha nas regras não?

Alexandro F. disse...

a brecha pode ser pegar a estória, escrevê-la e arrumar alguem de alguma cidade de até 20 mil habitantes pra inscrever o projeto... (alguém de confiança, claro) Por exemplos, cidades próximas de Macaé, como conceição de macabu e quissamã... elas possuem quantos habitantes, por acaso?

users online