segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Uma potência de poluição

Não sou sujeito dotado de muita consciência ambiental. No máximo, me preocupo em economizar água e energia. A verdade é que sempre achei esse assunto bastante chato. Mas faz algum tempo que desconfiava que esta febre dos carrões 4x4 provoca algum impacto na natureza. Inicialmente, pensava algo sobre o grande número de veículos, a cultura do excesso, a utilização ilimitada de matérias-primas, o consumo elevado de combustível.

Tem artigo novo na Gaveta. Aqui.

3 comentários:

xacal disse...

Don Vitto,

Existe outro aspecto que, inclusive, tem feito os EEUU, e países da Europa a limitar a produção desses "tanques", bem como aumentar sua taxação...

Em caso de incidentes, com veículos e atropelamentos, o dano material, na maioria das vezes, evolue para lesões graves e mortes...

Xacal

Anônimo disse...

Saudações, Caro Vitor

Fiquei feliz em ver q/ problemas ambientais ganharam, ainda q/ humildemente, um espaço nesse valorizado blog. Só p/ acrescentar:

Para ganhar mais potência, donos de carros 4x4 de algumas marcas, como a Troller, estão abrindo a bomba injetora do motor - o que acaba rendendo em média 60 cv a mais. Útil para participar de rallys, mas em contrapartida, aumenta a poluição e resulta numa fumaça preta fruto do excesso de óleo diesel no motor, que é prejudicial a saúde. Um dos efeitos do monóxido de carbono (apenas 1 dos mais de 10 tipos de gases nocivos liberados pelos automóveis) é que quando entra nas vias aéreas ele "cai" na circulação sanguínea. No sangue esse gás se liga irreversívelmente as células sanguíneas prejudicando o transporte de oxigênio. Causando a falta de ar, asma nas pessoas num primeiro momento. Mas contribui para a formação da chuva ácida, aquecimento global entre outros problemas ambientais q/ são revertidos contra nós novamente. A vida é um ciclo, meus amigos.

Abçs,
Bióloga.

fotosdehomensdandoocu disse...

Eu adoro a 4X4. Tem umas putas ótimas

users online