sexta-feira, abril 29, 2011

Que graça você vê no Facebook?

Tenho conta no orkut há algum tempo e quase nunca nela apareço. Meu twitter é mais recente, mas igualmente abandonado. Dia desses abri conta no Facebook e, até agora, não vi muita graça. Claro que não desconheço o potencial de todas estas redes. Acho bacana essa possibilidade de ter os amigos em contato, de ser facilmente acessível, de desligar o senso crítico para rir de uma bobagem qualquer.

Só não entendo de onde vem essa disposição toda para falar de aspectos da vida privada que, creio, não interessam a ninguém.

Na boa, se você tiver com dor de cabeça agora, não precisa me contar. Se tiver comido um bolo de chocolate, também não quero saber. Se foi dormir muito tarde, o problema é seu. Sua foto com o seu cãozinho bob não me interessa. E eu não vou ajudar você a ganhar aqueles dinheirinhos na CityVille.

10 comentários:

Unknown disse...

Vítor, também não vejo muito graça no Facebook. Aquele troço de "cutucar" então...
Eu entro cotidianamente no Twitter onde posso compartilhar links e saber das últimas notícias mais rapidamente, é a rede social mais ágil que conheço .
A propósito, o que significa "cutucar" no Facebook ?
Já estou todo roxo e ainda não sei.

Douglas Azeredo disse...

O Facebook tem sua "graça" como poder ver todos os comentários sobre uma frase, posicionamento agrupados. Mas como disse o Herval, sem dúvidas o Twitter é a rede social mais ágil e prática. Também é minha predileta.

Roberto Silva disse...

Tenho conta em várias redes sociais por curiosidade, mas também por necessidade. Infelizmente, cada vez mais, vários portais na rede praticamente exigem que se tenha conta em alguma delas para, por exemplo, se escrever um comentário. Rídículo. A bola da vez é o Facebook. Que acho um lixo, pois tem configuração difícil e respeito zero pela privacidade de quem usa.
E o argumento mais comum para usarem é o mais deprimente de todos: "porque tá todo mundo usando..."
Vítor, acho que as redes sociais, mais do que serem meio de contato com amigos e colegas de trabalho, servem para facilitar a busca, divulgação, apreensão e troca de conhecimento e informação. As comunidades existentes nelas são ótimas para isso.
No Brasil, acho que o Orkut ainda é o melhor e mais completo, apesar de ter muita bobagem.
Agora, concordo com o Herval, o Twitter é a mais ágil - e instantâneo, o que hoje é fundamental.

Ah, sim. O "cutucar" do "Cacabook" é isso mesmo: Aquela mania irritante e mal-educada que algumas pessoas tem de chamar a sua atenção te cutucando no braço, por exemplo. Só que virtualmente. O "cutucado" recebe um alerta, escrito ou sonoro, na própria página, de que alguém quer falar com ele(a).
Típica carência do século XXI, agora na versão geração Y...
Abraço do Roberto.(@pRVdss)

Vitor Menezes disse...

Falou, Roberto, abraço e valeu pela aula. Douglas, entre os dois também prefiro o twitter. E Herval, ainda não cutuquei ninguém, mas cutucarei!

Cabrunco disse...

demorará muito muito muito pra verem o potencial dessas ferramentas...o máximo que fizeram foram eleger um sujeito como TIRIRICA...quero ver quando vão usar pra derrubar algum político... abraçar uma causa...

Simone Pedro disse...

Qual é, tio Vitor? Tá levando a internet a sério demais...isso não faz bem...rs

agitadorcultural disse...

O Facebook se proliferou na internet depois que vários sites, portais e blogs disponibilizaram os botões do facebook para que você pudesse compartilhar as informações com seus amigos. Isso, na minha opinião, foi o tiro certeiro que derrubou o orkut. Criou maior interatividade entre as pessoas e fez a informação circular.

Quanto aos argumentos, são os mesmos das pessoas alguns anos atrás quando você dizia que tinha um blog. Os blogs surgiram como diários virtuais, mas o que você publica ali não precisa ter um caráter exatamente de diário virtual.

Não gosto do twitter. Acho que o facebook faz o papel do twitter e dos blogs (em partes), além de agregar ali todos os seus amigos, fotos e aplicativos. Na minha opinião uma ferramenta completa. Diante disso tudo, o facebook cresceu e o orkut está com os dias contados.

Ana Paula Motta disse...

Tem toda graça, o Twitter é bem ágil, mas 140 caracteres é muito pouco.Uso muito o face até como meio de divulgar meus blogs, aliás uso todas essas mídias ao mesmo tempo agora, no face há recursos como as notas, os vídeos e fotos e como muita gente vê as atualizações tem resposta muito maior que os blogs, além de ter o apelo visual que o Twitter não possui.Muitas discussões importantes e interessantes acontecem via facebook e twitter principalmente se vc tiver uma conta interligada à outra.

Cassio Peixoto disse...

Eu prefiro o Zombie Lane

Gustavo Rangel disse...

Vitor,
Acho que o problema não está na ferramenta em si, mas em quem a utiliza. É como afirmar que as motocicletas são perigosas, quando na verdade, na maioria dos casos, o perigo está em quem a utiliza de forma inadequada.
No caso das redes sociais aplica-se a mesma filosofia, acredito eu. Cada um "vomita" o que quer.

users online