O Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro lança, no próximo dia 10, às 14h, o Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento. A iniciativa marca o Ano Internacional dos Afrodescendentes, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A ideia nasceu na Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio). O objetivo é estimular a cobertura jornalística sobre temas relacionados à população negra. O prêmio será anual.
O lançamento será no auditório do sindicato (Rua Evaristo da Veiga 16, 17º andar, no Centro do Rio), e contará com as presenças da jornalista Miriam Leitão e do professor Muniz Sodré, que farão uma palestra sobre “A questão negra na mídia contemporânea”.
O ex-senador Abdias Nascimento (foto) será homenageado com uma placa com o seu registro profissional de jornalista, datado de 1947.
O Prêmio contempla sete categorias: mídia impressa; televisão; rádio; mídia alternativa ou comunitária; fotografia; Internet; e categoria especial de gênero, com destaque para as reportagens com foco nas demandas femininas. A melhor reportagem de cada categoria receberá o prêmio de R$ 5.000,00. Os vencedores serão anunciados em novembro, mês de comemoração da Consciência Negra.
As inscrições estarão abertas no período de 11 de maio e 19 de agosto de 2011. Estão aptos a participar do Prêmio jornalistas profissionais em todo o país. As reportagens inscritas devem ter sido veiculadas ou publicadas entre 01 de janeiro de 2009 e 30 de abril de 2011.
[Foto: Divulgação]
terça-feira, abril 26, 2011
Sindicato lança Prêmio Jornalista Abdias Nascimento
Postado por Vitor Menezes às 14:10 Marcadores: jornalismo, movimentos sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário