quinta-feira, outubro 07, 2010

Curiosidades do dia 3


Cada eleição revela um monte de surpresas e dados curiosos. Dando uma olhada nos números do dia 3, constatamos algumas particularidades no estado. Vejamos:

O senador mais votado, Lindbergh Farias (eleito com 28,65% dos votos válidos no estado) não teve sequer um voto no município de Macuco!, onde até os inexpressivos Carlos Dias Filho (PT do B), Wladimir da Silva (PCB) e Heitor (PSTU) tiveram votos.

Os candidatos a deputado federal que tiveram a maior votação proporcional por município acabaram não se elegendo. Alexandre Serfiotis (DEM), arrancou 62,92% dos votos de Porto Real, e Solange Almeida (PMDB) teve 58,85% dos votos válidos em Rio Bonito. Mas, em terceiro nesta disputa, Dr.Aluízio (55,88% dos votos válidos em Macaé), garantiu sua cadeira como o mais votado do PV no estado e o quarto mais votado do partido no país, atrás de Sarney Filho (MA), Guilherme Mussi (SP) e Fabinho Ramalho (MG).

A família Picciani pode se candidatar ao que quiser na cidade de Varre Sai, no Noroeste Fluminense, onde dos 11.972 votos apurados, 9.212 foram considerados válidos. Lá, o candidato derrotado ao senado, Jorge Picciani, foi o primeiro colocado e teve o maior percentual de todos os candidatos ao senado, em todos municípios: 40,73% dos votos válidos. Seu filho mais velho, Leonardo Picciani foi o mais votado para deputado federal com 20,35% e o caçula Rafael, deputado estadual eleito, ficou também na primeira colocação com 20,81%.

Foi também em Varre Sai que o governador reeleito Sérgio Cabral obteve a sua maior votação proporcional: impressionantes 93,75% dos votos válidos.

Porém, Varre Sai não fechou com todos os candidatos governistas. Dilma (PT) ficou em segundo com 32,64%, perdendo para José Serra (PSDB) que teve 56,60% dos votos. Este foi o maior percentual do Serra no estado; e o segundo maior dos presidenciáveis, perdendo apenas para Dilma, em Japeri, onde a petista abocanhou 57,10% .

Já Marina Silva (PV) foi a mais votada nas cidades de Araruama (37,80%), Búzios (40,04%), Arraial (34,34%), Cabo Frio (40,43%), Casimiro de Abreu (35,68%), Iguaba Grande (35,53%), Niterói (37,05%), Rio das Ostras (39,97%), São Pedro da Aldeia (40,34%) e Volta Redonda (40,02%).

A maior votação proporcional de Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) foi em Niterói: 2,63% dos votos válidos. Logo depois, vem a capital: 2,24%.

Eymael teve a sua maior votação proporcional em Cardoso Moreira: 0,46% dos 7.752 votos válidos. Isto corresponde a 36 pessoas que acreditam no democrata-cristão.

4 comentários:

Vitor Menezes disse...

Muito bom o post! rs. E não podemos esquecer também que quase vira realidade aquela história de os eleitores de determinado partido caberem em um fusca. Em Campos, Rui Costa Pimenta, em um universo de 241.248 votos, teve 16 votos. Não dá num fusca, mas dá numa van.

Rodrigo Florencio disse...

Se fosse em Areal, ele teria que dirigir o próprio fusca: 1 voto. Já em Búzios... o carro tá vazio. rsrsrsrs

João Ventura disse...

Po, Dr. Aluízio, apesar da ótima votação, ficar atrás de um Mussi, DE NOVO??

Êita sina hein...

Gervásio Cordeiro NETO disse...

Saudades do meu amigo Florêncio!!!!

users online