quinta-feira, outubro 14, 2010

Salesiana lança hoje documentário sobre personalidades de Macaé

Da Assessoria da FSMA

Registrar as transformações do cenário sociocultural macaense a partir da década de 1970 é o objetivo do projeto “História de quem faz história”, desenvolvido pela Faculdade Salesiana de Macaé - FSMA. A professora Carla Miguelote é a idealizadora e coordenadora desse trabalho, que, no primeiro vídeo, entrevistou personalidades ligadas à cultura. O lançamento do documentário acontece hoje (quinta, 14), às 19h30, no Cine Arte Macaé, que fica no Macaé Shopping. O endereço é Avenida Rui Barbosa 1.725, Centro de Macaé. A entrada é franca.

Além da exibição do primeiro filme do projeto, será realizado um debate com os entrevistados: o dramaturgo e historiador Ricardo Meireles, a bailarina e coreografa Ivana Mussi, o fotógrafo Lívio Campos e a poetisa Sandra Wyatt. Em seguida, será servido um coquetel ao som do chorinho do músico Roberto Simões, que assina a trilha sonora do documentário.

De acordo com a professora Carla Miguelote, o projeto de produção de documentários históricos busca consolidar a memória recente da cidade e fortalecer sua identidade cultural. “É notório que, a partir da década de 70, Macaé vem se transformando em um importante pólo econômico. O que tem menos visibilidade é o desenvolvimento dos seus aspectos socioculturais. A intenção é registrar essas transformações em diversas áreas de relevância social.” A professora acrescenta que, nas próximas produções, abordará temas como meio ambiente, educação e esporte, entre outros.

Por meio dos relatos das personalidades que fazem parte da história da cidade e projetam o nome de Macaé no cenário nacional e internacional, a equipe do projeto já fez descobertas importantes, que ajudam a entender o passado e a lançar um novo olhar sobre o futuro. A oposição ao regime militar, a instalação da Petrobras e os movimentos de resistência da população são alguns dos episódios da história de Macaé revelados no documentário.

A versão integral das entrevistas ficará disponível no acervo audiovisual da FSMA e servirá como fonte de consulta para pesquisadores e interessados na história recente da cidade. Para agendar uma consulta, basta enviar um e-mail para historias.salesiana@gmail.com .

Nenhum comentário:

users online