domingo, outubro 31, 2010

Analistas preveem que governo Dilma terá perfil mais técnico

Sabrina Craide / Da Agência Brasil

Brasília - A presidente eleita, Dilma Rousseff, tem um perfil mais técnico que político e deverá dar continuidade ao modelo de gestão implementado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A avaliação é do cientista político e sociólogo Antônio Flávio Testa, da Universidade de Brasília (UnB).

“Ela é muito menos negociadora que o presidente Lula, mas é a grande gestora dos programas do atual governo. Ela deve dar continuidade a esse modelo de gestão, mas vai precisar melhorar sua capacidade de articulação, com uma equipe flexível para se relacionar com o Congresso Nacional”, disse o professor à Agência Brasil.

Segundo ele, o governo de Dilma será bem sucedido se ela conseguir montar uma boa equipe e se relacionar com o Congresso de uma forma mais pragmática. Para isso, deverá contar com a ajuda do presidente Lula que, em um primeiro momento, poderá se afastar taticamente, mas depois vai acabar se engajando no futuro governo. “É muito provável que ele seja uma grande liderança informal para negociar a governabilidade e deixar a Dilma tocar os seus projetos”.

O cientista político e doutor em sociologia Murillo de Aragão, da Arko Advice, também tem uma visão otimista do futuro governo. “Em um primeiro momento, será um governo que começa sob as bençãos políticas do governo Lula, mas tem tudo para ser um governo politicamente eficiente”, previu. Para ele, apesar de ter um perfil mais técnico, Dilma representa um projeto político que será continuado. “Ela sabe muito bem a situação em que foi eleita, e que representa um projeto político importante”.

[Foto: ABr]

Nenhum comentário:

users online