terça-feira, abril 27, 2010

Mostra Cinemarginal no porão da FCJOL a partir desta quarta

Wesley Machado / Da Assessoria da FCJOL

Começa nesta quarta-feira (28), às 18h30, a Mostra “Cinemarginal”, que vai exibir longas e curtas-metragens no Porão do Palácio da Cultura, dentro do projeto “Cine Porão”, da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Na programação, serão exibidos os filmes “Os Monstros de Babaloo”, “Sem Essa, Aranha” e “Meteorango Kid”, entre outras produções do final da década de 1960 ao início da década de 1970. Os filmes que estarão em cartaz, proibidos pela censura durante a ditadura militar no Brasil, foram liberados depois de um longo tempo no ostracismo e lançados em dvd no ano passado.

O Cinema Marginal foi um “movimento” cinematográfico brasileiro do final dos anos 1960 ao início dos anos 1970 que rompeu com os cinemanovistas, quebrando as estruturas, narrativas e linguagens tradicionais dos filmes engajados e sociológicos do Cinema Novo. Os marginais, filhos do Cinema Novo, foram acusados de matar o pai. O movimento ganhou outras alcunhas como Cinema Poesia, Cinema de Invenção, Cinema Pós-Novo, Cinema Udigrúdi e Cinema da Boca do Lixo, Cinema Marginal. Os filmes foram produzidos durante o período conturbado da ditadura militar, logo após o AI-5, o que gerou uma rebelião cultural. Os filmes do Cinema Marginal são irreverentes, irresponsáveis, ingênuos, alegórico, lisérgicos, etc. Os marginais liberaram o microfone e a câmera. Eles faziam cinema só pelo prazer de fazer, o que resultou em filmes oníricos, do sexto sentido, do inconsciente, que  expressavam a revolta de uma geração perdida, que reagiu contra a repressão armada de ideias. 

PROGRAMAÇÃO
28/04

Os Monstros de Babaloo
(dir. Elyseu Visconti, Brasil, 1970)

Sinopse: Este filme, que foi proibido pela censura, constrói uma metáfora selvagem da classe média brasileira durante o regime militar. Deboche, experimentalismo e humor são usados para criticar o moralismo dos costumes da época.

Duração: 120 min.

Após a exibição do filme, o diretor de teatro Winston Churchill Rangel falará sobre Censura.

29/04

Histórias em Quadrinhos
(dir. Rogério Sganzerla e Álvaro de Moya, Brasil, 1969)

Sinopse: Documentário inventivo que faz um breve panorama da evolução das histórias em quadrinhos. Utilizando técnica do quadro a quadro, conta a história das HQS no mundo desde Spirit, passando por Snoopy até Fantasma.

Duração: 9 min.

A Miss e o Dinossauro – Bastidores da Belair (dir. Helena Ignez, Brasil, 2005)

Sinopse: Uma câmera Super-8 filma a festa de despedida da produtora Belair, que realizou um filme por mês, entre janeiro e maio de 1970, durante a ditadura militar. As imagens foram feitas antes de Rogério Sganzerla, Helena Ignez e Júlio Bressane partirem para o exílio.

Duração: 18 min

Sem essa, Aranha
(dir. Rogério Sganzerla, Brasil, 1970)
Sinopse: O fantástico Aranha é o último capitalista do Brasil. Ao fazer uma reflexão sobre o país, ele se diz exilado no Paraguai. Enquanto isso frequenta boates e inferninhos em uma ambientação que remete aos morros cariocas.

Duração: 92 min.

Após a exibição dos filmes, o poeta e jornalista Dedé  Muylaert falará sobre Marginalidade.

30/04

Tragos
(dir. Daniel Azevedo, Brasil, 2008)

Sinopse: Um jovem entra no extinto Bar do Estranho. Ele encontra com um colega, que toca no violão a trilha musical do filme, bebe uma Xixa, fuma um cigarro ou mais, vira uma dose de cachaça e vai embora.

Duração: 6 min.

A Fonte
(dir. Mário Cravo Jr., Brasil, 1970)

Sinopse: Filmado em 16 mm, o curta mostra, por meio de imagens oníricas, a concepção e a construção da escultura/monumento “Fonte do Mercado”, realizada pelo escultor Mário Cravo na praça do antigo Mercado Modelo, em Salvador.

Duração: 12 min.

Doce Amargo
(dir. André Luiz Oliveira e José  Umberto, Brasil, 1968)

Sinopse: Um vendedor de pirulito de maconha em guarda-chuva perambula nas ruas e é linchado pelas autoridades. Sonhando em se libertar, ele entra num estádio vazio em plena Copa do Mundo. Acaba se revoltando e fazendo uma guerrilha solitária na praia.

Duração: 17 min.

Meteorango Kid- O herói intergalático
(dir. André Luiz Oliveira, Brasil, 1969)

Sinopse: O estudante universitário Lula atravessa o labirinto do cotidiano através de fantasias e delírios libertários, deixando atrás de si um rastro de inconformismo e um convite à rebelião em todos os níveis.

Duração: 85 min.

Após a exibição dos filmes, o realizador em audiovisual Alexandro F. falará  sobre o uso da câmera como arma cultural.


[Cena de "Os Monstros de Babaloo", primeiro filme da mostra - Foto: Divulgação]

Um comentário:

Wesley Machado disse...

Grato pela divulgação, Vitor. Apenas para deixar claro, as exibições começam a partir das 18h30. Dá para sair direto do trabalho e ir para o Palácio da Cultura. Porque a gente sabe que se for em casa se arrumar não volta. E também não tem porque se arrumar. A mostra será de filmes "marginais" e acontecerá no porão, o novo espaço cultural da cidade. Será um evento udigrúdi. Pretendo distribuir gomas de mascar e chocolates para as primeiras 50 pessoas que chegarem. Teremos uns pufs também e incensos para perfurmar o ambiente. Vai ser bacana.

users online