Começa nesta quinta, 29, a sequência de espetáculos do I Festival de Teatro Aberto de Campos dos Goytacazes, com a estreia nacional, na Praça São Salvador, da peça "Helena pede perdão e é esbofeteada", da companhia paulistana Tablado de Arruar, com direção de João Otávio.
[Assista aqui vídeo com trecho de ensaio na rua]
"O Tablado é uma companhia tipicamente de rua. Seus processos criativos, seu laboratório, sua temática, seus ensaios, tudo feito na rua e a partir da rua. A vivência dos atores nas praças e ruas de São Paulo lhes dota de um discurso contundente, mas ao mesmo tempo informal, inusitado, bem humorado, assim como o nosso povo", informa material de divulgação do Festival.
Sinopse
"Helena pede perdão e é esbofeteada" conta a história de Helena e seu marido recém demitido, Augusto, que tem a casa é invadida por um outro casal, Mary e Jack. A invasão do casal, mistura de anarquistas com bandidos ou terroristas, funciona como o dispositivo que termina de desestruturar a vida de Augusto e Helena, que, percebendo a sua situação, decidem acompanhar os outros dois em suas propostas de ação. Durante essas ações (pseudo-)terroristas Helena é deixada para trás e expulsa do grupo algumas vezes, mas sempre consegue retornar. As ditas ações, no entanto, acabam por fracassar completamente, e o grupo se desune novamente, porém com os casais trocados. Helena acaba por se aproximar de Jack, a quem dá um filho, e Mary vai embora junto com Augusto, em busca do ex-chefe dele. A peça procura misturar os recursos do melodrama e da telenovela aos da peça didática de Brecht, tendo como influências principais alguns filmes de Pedro Almodóvar, alguns de Rainer Werner Fassbinder, assim como as peças didáticas de Bertold Brecht, em especial Aquele que diz sim e aquele que diz não."
Serviço
Quinta-feira (29/4)
11h - Praça São Salvador
Sexta-feira (30/4)
16h - Praça São Salvador
Gratuito
Programação completa do Festival aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário