sábado, abril 10, 2010

Municípios comemoram 12° aniversário do Parque Nacional de Jurubatiba


Os municípios de Quissamã, Carapebus e Macaé comemoram, a partir do próximo dia 17, a passagem, no dia 29 de abril, dos 12 anos do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. A programação, que segue até 2 de maio, inclui passeio ciclístico,caminhadas e palestras.
A comemoração começa com a limpeza da praia, no trecho entre as lagoas de Jurubatiba (em Macaé) e Carapebus, no dia 17 de abril, a partir das 8h. Já no dia 20, também às 8h, a limpeza será na praia de João Francisco, em Quissamã.

A festa prossegue em Quissamã com diversas atrações que vão atrair pesquisadores e a comunidade em geral. As comemorações do dia 24 iniciam pela manhã, com um passeio ciclístico na trilha da Lagoa da Garça; plantio de mudas, na praia de João Francisco; e palestras com o pesquisador Bruno Kurtz e com biólogos da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Espaço Cultural José Carlos de Barcellos. No dia seguinte (25), haverá caminhada na natureza, na trilha da Garça e continuação do plantio de mudas, na orla de João Francisco.

Na data oficial do aniversário do Parque, 29 de abril, a festa será no Centro Cultural Sobradinho, com direito a palestras e bolo. A programação começa às 18h, com palestra sobre concessão de serviços em parques nacionais (ICMBio); assinatura das autorizações precárias de serviços (passeio de barco e bugre em Jurubatiba); apresentação do projeto para implantação da trilha das lagoas da Garça e da Bezerra e apresentação do projeto de sinalização do Parna relativo aos passeios atrativos; e iconografia de plantas aquáticas em Jurubatiba.

No dia 30, haverá palestras sobre o Parna Jurubatiba nos municípios de Carapebus e Macaé. No dia seguinte, 1º de maio, será a vez de uma caminhada na natureza para os macaenses. Já no dia 2 haverá tanto a caminhada, quanto um passeio de barco reunindo os participantes do evento em Carapebus.

[Vista aérea do Parque de Jurubatiba - Foto: Divulgação Sec. Turismo PMQ]

Nenhum comentário:

users online