sexta-feira, abril 01, 2011

MP, finalmente, determina mundança no nome da Ponte Rosinha

Deu aqui no Ururau que o Ministério Público determinou que prefeituras da região retirem placas que indiquem nomes de seres viventes no batismo de obras públicas, como é o caso de Campos com a sua Ponte Rosinha. A lentidão do MP, neste caso, foi determinante para que, na prática, uma mudança de nome agora não surta muito efeito.

Como disse no artigo "Ponte Rosinha é caso de MP", publicado no Monitor Campista de 6 de maio de 2007, "mesmo que daqui a alguns anos a ponte tenha que mudar de nome, os dividendos eleitorais estarão garantidos, além de fixado um nome que informalmente irá se sobrepor no imaginário popular a qualquer outro que possa substituí-lo".

Na época, denunciei que atribuir o nome Rosinha à ponte tratava-se "da maior e mais cara peça de propaganda eleitoral, paga com recursos públicos, que se tem notícia nesta cidade". Matéria de O Globo, naquela mesma época, também questionou o batismo indevido e ilegal.

Não há dúvida, no entanto, de que a determinação do MP tem utilidade didática. Poderá ficar ao menos o alento de que a providência veio tarde, mas não deixou de vir.

Além de Campos, foi determinada a revisão de nomes de construções públicas nos municípios de Cambuci, Cardoso Moreira , Itaocara, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. O Estado e a União também foram notificados. Os agentes públicos têm dez dias para tomar providências. Se não o fizerem, serão propostas ações judiciais.

[Foto: Site Ururau]

5 comentários:

Marcelo Bessa disse...

Olá, Vítor!
Desde 06 de janeiro deste ano a ponte chama-se Leonel Brizola.
Veja em http://marcelobessa.blogspot.com/2011/03/o-nome-da-ponte-do-estado-uma-justa.html
Grande abraço!

Joca Muylaert disse...

Caro Vitor,

Podemos acrescentar ainda o absurdo que foi a colocação daquelas estátuas que foram colocadas na Praça Central de São Fidélis e adorada pelos seus representados como verdadeiras 'imagens de santos'.
Foram retiradaspor determinação do MP.
Açs

TEQUILA E AFINS disse...

no dia da mentira é até de se estranhar a determinação do MP, mas antes tarde do q nunca, vamos torcer para q os políticos n façam nenhuma virada de mesa sobre a questão. Abração!

Anônimo disse...

Vitor,

Quem deu o nome da ponte foi Cabral e nao propria Rosinha.
Ela ja estava fora do governo do Estado quando Cabral colocou o nome.E pelo que todos sabem, Cabral ja estava brigado com Garotinho na epoca do batismo..rsrrs

Pq sera que ele colocou o nome dela hein?

Anônimo disse...

E a escola municipal vilma tâmega? que eu saiba, vilma tâmega está vivinha da silva e ganhou um bom dinheirinho com a venda do imóvel da formosa - por interposta pessoa - para a prefeitura.

users online