sexta-feira, maio 28, 2010

Afinal, quantos anos Campos tem?

Idade de Campos em discussão no Museu Olavo Cardoso

Wesley Machado / Da Assessoria da FCJOL

A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima realizou nesta sexta-feira (28), pela manhã, no Museu Olavo Cardoso, a Mesa Redonda “Certidão de Nascimento”, que contou com palestras do professor de Filosofia, Avelino Ferreira, que também é presidente da fundação; o memorialista, Jorge Renato Pereira Pinto; e o Doutor em História Contemporânea, Aristides Sofiatti. Na oportunidade, os três discutiram sobre a data que seria a mais adequada para se comemorar o aniversário de Campos.

Avelino Ferreira defendeu o ano de 1532, que foi o da doação da Capitania de São Thomé. Jorge Renato defendeu o início da colonização, com o início dos currais, em Campo Limpo, que data de 8 de dezembro de 1633, pouco mais de um século depois. Aristides, por sua vez, defendeu a fundação da Villa de São Salvador, em 29 de maio de 1677.

A discussão foi amigável, onde cada um defendeu sua opinião, gerando um debate. A platéia, composta por professores da rede estadual e Universidade Federal Fluminense (UFF), alunos da Universo (Universidade Salgado de Oliveira) e da Fafic (Faculdade de Filosofia de Campos), ficou satisfeita com o debate e levaram para casa uma reflexão sobre o assunto. O evento contou com a presença do Secretário de Cultura, Orávio de Campos.

Um comentário:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

A do Aristides bate com a do Historiador de Paraty, Diuner Mello.

users online