quinta-feira, abril 01, 2010

Uma sugestão para o projeto do Canal Campos-Macaé

Fiz a sugestão abaixo no Mercearia Campista que está no ar nesta semana. Volto ao assunto aqui para que fique o devido registro. É o seguinte: ainda não tive oportunidade de conhecer em detalhes o projeto de urbanização do Canal Campos-Macaé. Pelo pouco que vi e ouvi, me pareceu bom. Vai conciliar a preservação com a necessidade de tornar o local mais agradável.

Mas faço uma sugestão para a Secretaria de Obras da Prefeitura de Campos: que incorporem a casinha de bombas (foto), na esquina com a Conselheiro Otaviano (Pelinca), e ali façam uma espécie de pequeno museu, um Memorial do Canal, que registre porque, afinal de contas, ele é tombado como patrimônio histórico.

Algumas cidades se orgulham de pequenos museus, que não são menos importantes em razão do tamanho diminuto. Em Ubatuba (SP), por exemplo, com apenas 4 metros por 6, há o Museu Caiçara, que propaga o feito de ter sido considerado o “menor museu do mundo”.

O Memorial do Canal poderia manter uma exposição permanente de fotos do canal em diferentes épocas, totens com a história da construção, um site próprio com mais informações históricas, entre tantas outras possibilidades.

Como a construção está dividida em duas etapas, e a primeira vai justamente da Formosa à Conselheiro, ainda há tempo de ajustar o projeto, entre a Conselheiro e a Nilo Peçanha, para incorporar essa proposta.

[Foto: Vitor Menezes]

2 comentários:

Gislanne Faria disse...

Muito boa a sugestão professor...
torço por essa adesão também.

Anônimo disse...

Vitor, brilhante idéia mas, como acreditar numa Prefeitura que não está nem aí para os projetos combinados em campanha da Prefeita. Pode ser que eu esteja enganado. Essa é mais uma obra sem término.

users online