segunda-feira, abril 05, 2010

O jeitinho campista da placa capixaba




Há quem, de boa fé, demonstre certa condescendência em relação à fraude empreendida por milhares de proprietários de automóveis do estado do Rio de Janeiro, especialmente de Campos, que emplacam seus carros como se morassem em cidades do Espírito Santo.

O motivo, conhecido por todos, é o de que o IPVA é de 2% do valor do carro para os capixabas, enquanto é de 4% para os fluminenses.

Para ficar bem com seu leitorado, até mesmo em jornais locais já li esse discurso da condescendência.  Alguém mais convicto pode até falar em reação cidadã contra o escorchante imposto do Rio de Janeiro e sua aplicação de eficácia duvidosa.

É o discurso usual também dos que sonegam outros tipos de impostos, como o Imposto de Renda.

Creio ser legítima a indignação contra os elevados impostos, mas não creio ser legítimo este tipo de “protesto”, que mais se assemelha ao chamado “jeitinho”. Na minha modesta opinião, o cidadão que mora em Campos e tem o carro emplacado no Espírito Santo perde até mesmo condição moral de reivindicar qualquer mudança nos tributos.

A avalanche de casos desta fraude no município também deve dizer algo sobre a corrupção disseminada que assalta a cidade. Quem quer se dar bem a todo custo não pode estranhar políticos e empresários que agem da mesma maneira.

8 comentários:

Anônimo disse...

Certamente trata-se de uma maneira de "se dar bem" às avessas, já que, paga-se menos no IPVA mais o imposto vai para outro estado.
Fiscalização severa neles !

Paola Bittencourt disse...

É isso aí Vitor.
Só pode reclamar quem tá dentro da legalidade.
Quando dói no bolso, muita gente esquece o discurso usado em outras ocasiões.

Maria Amelia disse...

Muito bem, Vitor. Concordar com essa prática é aplaudir a "consciência complacente", cada dia mais complacente...

Anônimo disse...

Não sei se vc sabe, mas já foram no palácio da guanabara e fotografaram quase todos os automóveis a serviço do dignícimo governador com placa do paraná, adivinha porque?

Anônimo disse...

Muito bem! Paremos com hipocrisia! Quem trabalha em escritório de contabilidade sabe disto! TODOS os comerciantes de Campos têm seu jeitinho de pagar menos impostos. Prendamos todos! Será que ninguém se tocou ainda que 50% do IPVA arrecadado é repassado ao município onde o veículo é emplacado. Lançaremos a seguinte campanha - Quem tiver casa em Grussaí e Atafona, transfira seu domicílio de IPVA, para São João dda Barra, terra que dará emprego aos filhos de Campos!

Anônimo disse...

Quem tem casa em outro município, São João da Barra, por exemplo, pode transferir o IPVA para lá. O que "não pode" (citei entre aspas porque nesse paíszinho de m... tudo é possível) é o sujeito não ter domicílio no estado do Espírito Santo e ter carro registrado lá. Isso é crime de falsidade ideológica. Ninguém pode usar de um endereço de outra pessoa ou de endereço falso (inexistente, o que agrava ainda mais a questão) - É CRIME !
O que vemos aqui nesse estadinho de bosta é um vale tudo generalizado. Crimes de todo quilate, desde o narcotráfico mandando e desmandando até o cidadão comum usando a lei do Gerson para sobreviver. Isso aqui é o caos total.

Anônimo disse...

Sem querer apoiar qualquer atitude irregular, quero acrescentar que essa questão do DETRAN - RJ tem que ser reavaliada. Acho a tal vistoria anual algo sem sentido e explico o por quê: de nada adianta sairmos de lá com os veículos vistoriados se, na primeira avenida nos depararmos com caminhões e ônibus soltando fumaça preta, carros em péssimo estado de conservação, veículos com faróis azuis proibidos por lei, etc etc etc. Ou seja, não adianta fiscalizar dentro do DETRAN se não existe fiscalização nas ruas.

Anônimo disse...

Mais fácil seria uma explicação para essa enorme diferênça de IPVA daqui para o E.Santo e Paraná, e o motivo para praças de pedágios aos monte fazendo bi-tributação com nosso dinheiro sem que o resultado de melhoria fique para 2100, mas como sempre a pior parte fica para o assalariado que entrou nessa enquanto que os ricos de nossa terrinha está cagando e andando para mais esse gasto em seus bolsos.

users online