sexta-feira, outubro 06, 2006

Movimento pela fusão dos sindicatos dos jornalistas

Depois do I Encontro Regional de Jornalistas - Norte e Noroeste Fluminense, em Quissamã, que ganhou a adesão também dos coleguinhas da Região dos Lagos, tomou força a idéia de promover a fusão entre o sindicato dos jornalistas do Estado com o do município do Rio. A proposta foi lançada durante o Encontro pelo presidente do sindicato do Rio, Aziz Filho. O presidente do sindicato estadual, Ernesto Viana, demonstrou simpatia, mas encontra resistências internas.

O jornal Lidão, do sindicato do município do Rio, deu materinha na capa da sua edição de setembro. Confira:

SINDICATOS NEGOCIAM UNIÃO NO RIO

Os sindicatos dos jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e o Sindicato do Estado, que tem sede em Niterói, deram inicio às negociações para estudar a fusão das duas entidades, fortalecendo a categoria e integrando a luta dos profissionais da capital e do interior, onde o mercado se amplia mantendo os vícios de irregularidades trabalhistas generalizadas.

O assunto foi tratado por diretores presentes ao I Encontro Regional de Jornalistas do Norte e Noroeste, realizado no dia 16 de agosto, em Quissamã, com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj. A proposta de fusão foi feita pelo presidente do Sindicato da capital, Aziz Filho, e recebida com entusiasmo pelos cerca de 180 jornalistas e estudantes de Comunicação presentes ao encontro. O presidente do Sindicato DO Estado, Ernesto Viana, se declarou favorável à proposta. O próximo passo será dado pelos departamentos jurídicos das duas entidades, abrindo espaço para as conversas entre os dirigentes.No Encontro, que reuniu jornalistas de 12 municípios, os cariocas também estiveram representados pelos jornalistas Regina Célia Lopes, Adalberto Diniz, Marília Ferreira, Clemo Carvalho, Carmen Pereira e Sônia Regina Gomes.

Nenhum comentário:

users online