sexta-feira, outubro 20, 2006

Diploma, para que precisa?

Na lista de e-mails da turma com a qual me formei estava rolando uma discussão interessante. Por motivos diversos, a Fafic até hoje não expeliu o diploma daqueles que pediram poucos meses depois de ter se formado. Primeiro, a justificativa era que o documento tinha que ser feito pela Uerj. Depois, quando a Fafic tornou-se Uni-Flu, o argumento era a mudança na organização (sic) da instituição, que tudo ainda estava sendo planejado, etc, etc. Nisso, passaram-se dois anos.

Acontece que muitos, como eu, constataram que nunca precisaram de diploma para coisa alguma. O registro profissional, por exemplo, eu tirei através daquela liminar da Justiça, já que na época ia fazer uns freelas e talvez precisasse para pagar menos impostos. Nunca, porém, fui ao Ministério do Trabalho pegar o registro. Meses depois, quando a liminar foi derrubada, recebi uma carta do Ministério dizendo que meu registro foi cassado, o que eu orgulhosamente pendurei na janela do apartamento.

E então me dei conta de que nunca comprovei para ninguém que sou jornalista. Tá certo que no Extra fui indicado pelo amigo João Arruda, editor de lá, o que seria afiançava a minha "autenticidade" (Como se João fosse responsável por alguma coisa...). No Globo, a prova era ter passado pelo Extra. No JB, pior ainda; ninguém nunca viu minha cara e sequer currículo eu apresentei. Sem falar que, antes, vaguei pelo Rio como freela de jornais imaginários, entrevistei secretários da prefeitura e delegados apenas dizendo que era jornalista. Quando desconfiavam, inventava que era do JB. Por fim, sou membro da Academia Brasileira de Imprensa, inclusive com direito a descontos em livrarias, óticas e médicos, e a única coisa que precisei apresentar foi o meu dinheiro.

E assim se sucede tanto em jornalismo como em publicidade. Discute-se nas feiras de jornalismo a autoridade de um diploma como se fosse o grande avalista da nobre profissão (sic), enquanto toda a desordem, no sistema e no ensino, continua a mesma merda.

Nenhum comentário:

users online