quinta-feira, abril 07, 2011

As opções de Rosinha em relação a 2012

O advogado Cléber Tinoco, arguto observador da cena política local, avalia que há sinais de que o deputado federal Antonhy Garotinho considera firmemente a hipótese de ser candidato a prefeito de Campos em 2012, na impossibilidade de reeleição da sua esposa, Rosinha.

A prefeita fez consulta ao TSE sobre a sua possível desfiliação do PMDB. Ela teme perder o mandato, em razão da fidelidade partidária. E o precedente não lhe é favorável: em 2007, o tribunal respondeu a uma consulta semelhante com a afirmação de que a fidelidade se aplica a cargos majoritários (senador, prefeito, governador e presidente), e editou uma resolução a respeito, aqui.

Na época, a Folha de São Paulo publicou matéria no mesmo sentido, afirmando que políticos em cargos majoritários também estão sujeitos ao princípio da fidelidade partidária, aqui.

A lei permite, no entanto, que o político troque de partido em algumas situações específicas. Entre elas está a de filiação a uma nova sigla, como é o caso do PSD (Partido Social Democrático), do prefeito paulistano Gilberto Kassab.

Neste quadro é que entra a hipótese de Tinoco. Para ele, o grupo de Garotinho trabalha basicamente com três alternativas: 1 - Rosinha conclui o mandato no PMDB, renunciando a reeleição em favor de alguém (provavelmente Garotinho); 2 - Rosinha deixa o PMDB e corre o risco de perder o mandato para o vice; ou
3 - Filiar-se ao PSD e concorrer a reeleição.

Em todo caso, alguns dos bajuladores mais próximos circulam por aí com o adesivo "É ele" no carro.

[Prefeita Rosinha durante em inauguração de trecho da Avenida Arhur Bernardes, no último dia 30. Foto: Gerson Gomes/Secom]

Um comentário:

savio disse...

Sinceramente, se esta senhora conseguir se reeleger nesta cidade ou o seu marido retornar, ou qualquer aliado deste casal... a população de Campos definitivamente merece definhar na miséria, morrer doente na fila dos postos de saúde, merece sofrer muito mesmo. Sinal evidente de burrice é fato nesta população, mas neste caso merece atestado de burrice com mérito, atestado pela presidencia da república, com louvor.
INACREDITÁVEL.

users online