segunda-feira, outubro 18, 2010

Prefeito interino anuncia Bienal de 5 a 14 de novembro


Por Frânio Abreu / Da Secom PMCG

 A 6ª Bienal do Livro de Campos foi lançada nesta segunda-feira (18), pelo Prefeito [interino] Nelson Nahim, além de secretários e sociedade civil organizada ligada à cultura. O evento, promovido pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, acontece de 05 a 14 de novembro, na Praça São Salvador, local que será transformado em um gigantesco espaço cultural.

Serão cerca de 10 mil metros quadrados de área, por onde passarão mais de 100 convidados especiais, de Campos, do país e até do exterior. A 6ª Bienal do Livro faz um tributo a tradutora, romancista, escritora, jornalista e dramaturga brasileira, Rachel de Queiroz, que faria 100 anos de vida em novembro. E, também, homenagem ao poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor, memorialista e ensaísta brasileiro, José Ribamar Ferreira, o Ferreira Goular.

O Prefeito [interino] Nelson Nahim explicou que em cultura não se gasta, se investe, por isso, a necessidade de uma bienal do quilate da que será realizada em Campos, voltada para pessoas de todas as idades, desde crianças, jovens, até adultos. “Alguns temas eu fiz questão que tivessem sido incluídos, pela importância de se discuti-los, como por exemplo, ecologia, mídia alternativa, a própria língua portuguesa, livro digital, droga e violência, entre tantos outros”, anuncia o prefeito.

Na próxima semana começam a ser divulgados os nomes dos convidados que estarão em Campos para o evento. A programação, que inclui mesas redondas, palestras, contação de histórias, cine livro, entre outras, será espalhada por vários ambientes: café literário, botequim literário, leitura na caverna e espaço jovem. As atividades na 6ª Bienal do Livro começam todos os dias às 10h, prosseguindo até às 22h.

Fizeram parte da mesa de lançamento da bienal, além do Prefeito [interino] Nelson Nahim, o presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, a secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu, o secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Maria Luiza Schultz, e o diretor do Instituto de Ensino Superior, Nélio Artilles.

[Foto: César Ferreira / Sec. Cultura PMCG]

Um comentário:

Luiza Botelho disse...

Oi! Eu de novo...
Comentei num post mais acima sobre a boa notícia que é a participação do Zeca Baleiro na Bienal em Campos. Vi no site do Zeca e espero que seja confirmada!
A Bienal, anunciada dessa forma, já é uma ótima notícia, e, pra mim, a emoção é grande! Impossível não sentir a saudade do Companheiro Nilsinho, que tanto sonhou e lutou pela Bienal de Campos, e tb, Vitor, do teu depoimento, da tua homenagem a ele. Vc, como sempre, com o dom da escrita e da palavra!
A Bienal certamente é um dos próximos temas da Mercearia. Aguardo os Senhores!
Beijos.

users online