sexta-feira, outubro 29, 2010

Deu no Comunique-se: caderno sobre Marx causa demissão de editor

Do Portal Comunique-se:

Editor do Diário do Nordeste é demitido por publicar caderno sobre Marxismo


Izabela Vasconcelos

O jornalista Dalwton Moura, editor do jornal cearense Diário do Nordeste, foi demitido na última semana, após publicar um caderno especial sobre as revoluções marxistas. O caderno, publicado no dia 17/10, trazia seis páginas com uma entrevista do sociólogo e filósofo Michael Löwi e artigos de Adelaide Gonçalves e José Arbex Jr. O jornalista foi pautado pela direção do veículo, mas após a publicação, o jornal considerou o caderno "panfletário" e "subversivo", além de "inoportuno ao momento atual".

O caderno foi encomendado porque Michael Löwi estaria em Fortaleza para lançar o livro Revoluções. A reportagem foi pautada pelo editor-chefe do jornal, Ildefonso Rodrigues, e sugerida pela historiadora e professora Adelaide Gonçalves, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Ao comunicar a demissão de Moura, o editor-chefe afirmou que “não sabia o conteúdo da reportagem até vê-la publicada”. Segundo o jornalista, que trabalhava há quase nove anos no veículo, o editor informou que o caderno gerou problemas para a direção do jornal. “Disseram que gerou problemas, que não teria sido bem recebido pela direção da empresa”, contou Moura.

O editor disse que “jamais imaginou” que poderia ser demitido dessa forma, e que a demissão abre espaço para várias interpretações. “Jamais imaginei que poderia gerar isso. O caso é complexo e dá margem para várias leituras”. De acordo com Moura, nem ele, nem a repórter Síria Mapurunga, que fizeram a entrevista com o filósofo, emitiram opinião. A entrevista destacava no título a declaração de Löwi: “O marxismo tem de evoluir para uma maior radicalização”.

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará questionou a demissão e criticou o fato de a grande imprensa contestar a criação do Conselho de Comunicação no Estado, mas permitir que demissões como a de Moura aconteçam.

“A demissão do então editor do 'Caderno 3' expõe o abismo entre o discurso da grande mídia conservadora, que se diz ameaçada em sua liberdade de expressão - inclusive atacando com este falso argumento o projeto do Conselho de Comunicação do Estado -, e suas práticas cotidianas, restritivas ao exercício profissional dos jornalistas, bem como à livre opinião de colaboradores e leitores”, diz a nota divulgada pelo sindicato.

Procurado pela reportagem, o editor-chefe do Diário do Nordeste informou que todos os esclarecimentos do caso já foram prestados a Moura.

Comunique-se - Atualizada em 28/10/10

Um comentário:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Pois é.Tudo o que Marx queria JESUS FAZ SEM ARMAS.

Quando leio o Marx eu vejo uma Revolução de amor linda sem armas projetada por Jesus.
Será que os Marxistas estão com medo de uma Revolução Radical de Amor sem Armas no BRasil e estão querendo vir com sua Revolução na base da foice? Já pensou?

Que pena! Nem poderemos saber. Recolheram os jornais. Gente burra! Em vez de aproveitar momento para grandes debates. Eu disse debates, ok? Adoro ler estas coisitas e escrever também umas coisitinhas.

Ah... e o povo dos outros campos que também não gosta de leituras outras... Sabia? E olha, são doutores, hein?
Quer saber, Vitor. O Mundo está desvirando. Já estou até sentindo uma tonteirinha.
Cê num tá não???? Num é possível!

users online