quinta-feira, janeiro 15, 2009

Redistribuição dos royalties [de novo]

Voltando a um tema perene. O fato: no final de março, os prefeitos de todo o Brasil rumam para Brasília. O objetivo: participar da XII Marcha em Defesa dos Municípios. Por que: reivindicar ações do governo federal. A história é sempre a mesma, ano-a-ano. Porém, desta vez, os prefeitos já entram rachados nesta marcha porque a maioria deles - a grande, imensa maioria - quer a redistribuição dos royalties do petróleo. Chefes do Executivo da Bacia de Campos batem o pé. Só que são 13 contra 5 mil. O prefeito macaense Riverton Mussi (PMDB), por exemplo, disse já estar "cansado" de assistir a Confederação Nacional dos Municípios levantando este assunto durante o encontro – em frente ao presidente Lula. Dois mil e nove promete!

2 comentários:

Anônimo disse...

Redistribuir...
pode sim, Campos deve comecar a receber dinheiro das regioes que recebem royalties pela mineracao...
Este assundo me causa nauseas...
e o pior nao temos nenhum dado (melhorias)significativo que comprove que sabemos administrar as gordas quantias a nós creditadas anualmente pelo detrimento de nossos solos e mares.
Quando falo nós nao digo o chefes do executivo, me refiro ao cidadao que ve( como temos assistindo) sua cidade ser saqueada e nada faz.
Deveriamos convocar uma manifestacao simbolica se comprometendo a fiscalizar o poder publico municipal.
É fato! todos os municipios da nossa regiao tem ou tiveram problemas com a administracao publica representado de forma sintuosa por nossa planicie que foi(espero eu) o apice do desmando e da corrupcao.

Esta é uma responsabilidade nossa, nao podemos cruzar os bracos(assim como no caso da refinaria) e assistir nosso ouro nero sendo levado...

Anônimo disse...

Os Royalties devem ser redistribuídos sim, afinal após a Constituição de 1988, o que vimos nos municipios "produtores de petróleo" foi desvio de dinheiro público. Seja em obras públicas, seja terceirizando funcionários públicos, nossos governantes sempre arrumaram uma forma de enriquecerem. Se tivemos 20 anos para tomar alguma atitude e nada fizemos, justo que seja feita a redistribuição dos Royalties, pois desta forma pelo menos parte dos municipios teria a chance de aplicar melhor os valores que jogamos pelo ralo!

Não sou contra essa cidade, mas tenho que reconhecer que "o povo tem o governo que merece".

users online