domingo, outubro 07, 2012

Resultados das eleições no Noroeste Fluminense


No Noroeste Fluminense, as eleições foram marcadas por vários prefeitos não conseguindo se reeleger. Seis candidatos tentaram a reeleição e não conseguiram, o que indica um cansaço da população com as gestões e a vontade de mudar. Entre os reeleitos, Branca Motta teve uma vitória apertada, sendo decidida apenas nas últimas urnas apuradas. Também houve outros casos, como a primeira cidade da região a ter um prefeito do PSOL e um ex-prefeito cassado tendo baixíssimo índice de votos ao tentar voltar.

Vejam caso a caso os resultados:

Itaperuna: O prefeito Fernando Paulada (PPS) não conseguiu se reeleger, sendo derrotado por Alfredão (PP), candidato ligado ao suplente de senador e ex-prefeito do município, Péricles Olivier de Paula. A campanha foi marcada por uma série de denúncias contra o candidato Dr. Roninho (DEM), uma candidatura mais independente, não coligada aos grupos que já comandaram a cidade, e que ficou em terceiro lugar. Paulada, que sucedeu na prefeitura após o falecimento de Claudão, dá espaço para o retorno do grupo político de Péricles.

Laje do Muriaé: O candidato Dr. Rivelino (PSC) conseguiu vencer o prefeito José Eliezer (PMDB), que disputava seu quinto mandato como prefeito da cidade. Durante a última semana, a candidata Edilene (PRB) desistiu da campanha e deu apoio a Rivelino, fazendo um comício conjunto na quarta-feira, 03 de outubro, anunciando a união, que se demonstrou vitoriosa nas urnas.

Natividade: O prefeito Taninho (PSD) se reelegeu, tendo como adversário o candidato Chico da Saúde (PT). Chico foi vice de Taninho em 2008, rompendo com ele durante o mandato e agora vindo como adversário. Mesmo sendo um candidato de estilo mais popular, e também tendo exercido o cargo de secretário de saúde, não conseguiu derrotar o prefeito.

Varre-Sai: O prefeito Everardo (PP) foi reeleito, contando com a mesma situação de 2008, com o seu grupo adversário se dividindo e na repartição dos votos ele ficou à frente dos outros dois candidatos. Desta vez os candidatos adversários foram Dr. João Said (PRTB) e Lauro Fabri (PMDB).

Porciúncula: Uma situação inusitada ocorreu na cidade. O candidato Carlos Sérgio teve sua candidatura impugnada e em seu lugar lançou sua irmã, Mírian (PMDB), que disputou com Rogério Tannus, também conhecido como Buquinha (PT), seu ex-marido. Mírian ganhou com uma diferença acima de 1300 votos. Ela sucede Antônio Jogaib, que não tentou a reeleição.

Miracema: Outra cidade em que o prefeito não conseguiu se reeleger. Juedyr Orsay (PR) ficou à frente do prefeito Ivany Samel (PMBD) e governará a cidade no próximo mandato.

Santo Antônio de Pádua: A cidade passou por uma reviravolta nesta eleição. O prefeito José Renato Padilha (PMDB), representante da família Padilha que há décadas detém o Executivo municipal, foi derrotado por Josias Quintal (PSB), o que gira completamente a política da cidade, que sempre teve na continuidade do mesmo grupo político uma de suas características.

Aperibé: O prefeito Dr. Flávio ganhou com uma larga vantagem, obtendo 77% dos votos. Esse resultado provavelmente se deve ao Governo dele, que foi um grande captador de recursos do Governo Federal. Ficou também marcada a imagem da época em que assumiu, quando a Prefeitura foi atingida pela enchente, quando ele pegou um secador de cabelo para secar os documentos molhados, dando a ele uma imagem de pessoa que enfrenta dificuldades. Isso se soma ao fato de ter sucedido na prefeitura após o processo de cassação do prefeito Paulo Fernando Dias, o Foguetinho.

Itaocara: Um outro marco nas eleições deste ano na região, com o primeiro prefeito eleito pelo PSOL. Gilsimar Gonzaga ficou à frente do prefeito Alcione (PMDB), realizando um feito inédito para o partido que começa a se consolidar na região.

Cambuci: Todo processo de cassação de prefeito provoca mudanças na cidade. Em Cambuci, o prefeito eleito em 2008, Oswaldo Botelho, mais conhecido como Vavado, foi cassado e assumiu o vice, Nicola, que não disputou a eleição. Foi eleito para prefeito Agnaldinho (PMD), ficando a frente de Dr. Rosario (PV) e Renato Vieira (PPS). Vavado se candidatou a prefeito, obtendo apenas 25 votos.

São José de Ubá: A aprovação da administração do prefeito José Hylen foi transmitida para seu sucessor, o candidato Gean (PMDB), que derrotou o ex-prefeito Josely Teixeira (PP). José Hylen está saindo após seu segundo mandato e mantém seu grupo à frente da prefeitura na cidade.

Bom Jesus do Itabapoana: A eleição mais acirrada este ano ficou por conta do município. A prefeita Branca Motta (PMDB) ficou apenas 108 votos à frente do segundo colocado, Roberto Tatu (PR). Roberto Tatu teve sua candidatura protocolada em 30 de setembro, pois entrou no lugar de Paulo Sergio Cyrillo, que teve sua candidatura indeferida. Mesmo entrando em cima da hora, ele conseguiu provocar uma eleição disputada, que foi decidida apenas nos últimos votos. Branca garante mais 4 anos na prefeitura, que assumiu após uma série de problemas políticos na cidade durante a gestão 2005-2008.

Italva: O prefeito Joelson Soares (PMDB) integra a lista dos que não conseguiram se reeleger. Ele assumiu a prefeitura após o falecimento do prefeito Eliel Ribeiro, de quem foi eleito vice em 2008. O vencedor acabou sendo Leozinho do Banco (DEM).

Nenhum comentário:

users online