segunda-feira, setembro 20, 2010

Um adeus a uma guerreira africana em terras quissamaenses

Texto e foto: Wellington Cordeiro

Os batuques se calaram de tristeza e consternação no dia de hoje, 20 de setembro, data em que a cultura afro-brasileira regional perde uma de suas mais importantes representantes. Dona Guilhermina, mais conhecida como “Dona Cheiro” uma das moradoras mais antigas de Machadinha em Quissamã, partiu como diria Rolando Boldrin, “antes do combinado”, já que era figura muito querida não só pela comunidade local, mas também pelos visitantes da Comunidade de Machadinha.

“Dona Cheiro” era remanescente de diversas manifestações afro, como a umbanda, o jongo, o fado e o tambor de crioula. A cultura local ficará desfalcada sem a alegria, a sabedoria, a atuação desta grande artista que encantou tanta gente com sua arte e, que por isso, recebeu algumas homenagens da prefeitura de Quissamã. Certamente seu nome e seu trabalho ficarão marcados na história regional como uma grande guerreira africana em terras quissamaenses.

Torcemos para que os tambores se restabeleçam e, assim que as lágrimas se findarem, voltem a ecoar os sons africanos, e que cada vez que forem tocados, nos tragam a imagem de “Dona Cheiro”.

Vá em Paz e nos abençoe!

2 comentários:

Anônimo disse...

sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Obras do Estado X Obras do Município

O Município de Campos adjudicou a execução de Obras de Restauração de pavimentação, Drenagem e construção de acostamento na CA-170, compreendendo os serviços de reforço do pavimento, aterro e execução de camada de brita corrida, pavimentação asfáltica com BINDER e CBUQ e retificação do traçado, numa extensão de 3,1Km - Estrada de São Bento, à empresa CONSTRUTORA AVENIDA LTDA, pelo valor total de R$ 11.553.765,77 (onze milhões, quinhentos e cinquenta e três mil, setecentos e sessenta e cinco reais e setenta e sete centavos), conforme DO de 14/09, pág. 3.

Já a Fundação DER contratou a execução de obras de pavimentação de acostamentos, drenagem, iluminação e construção de ciclovia em uma extensão de 5,9km, localizada em trecho da RJ-151, também conhecida como Rodovia União Indústria em Levy Gasparian, pelo valor de R$ 6.085.076,50 (seis milhões, oitenta e cinco mil, setenta e seis reais e cinquenta centavos), conforme extrato contratual publicado no DO de 12/07/2010, pág. 17.
Postado por Cleber Tinoco às 16:36

Auci disse...

Uia! às vezes entro aqui pra comentar e preciso abrir e fechar os olhos algumas vezes. Penso: ué... eu não bebi! Que mania feia de colocar comentários que não dizem respeito ao post. Afe!

Mas eu vi só comentar que mesmo eu, que só estive com D. Cheiro por duas vezes - eu fui tratada por ela com carinho e simpatia - fiquei tristinha quano soube de sua partida.Imagino os que com ela conviviam. É sempre complicado lidarmos com as perdas. Mas, tenho certeza, os próprios ensinamentos que ela deixou servirão de consolo aos que ficam. Porque ela vive.

users online