terça-feira, março 18, 2014

Muqui prorroga inscrições para festival de TV e Cinema

Da Assessoria do Evento

O Fecin - Festival de TV e Cinema do Interior – realizado em Muqui, sul do Espírito Santo, prorroga as inscrições de curtas-metragens até o dia 15 de abril. As inscrições podem ser feitas pelo site  www.fecin.com.br. Os curtas concorrerão ao troféu Catraca de melhor filme de ficção, melhor animação, melhor documentário, melhor série de TV (ou WebTV),  melhor ator, melhor atriz, e prêmio do júri popular. O Festival acontece de 01 a 07 de setembro deste ano no maior sítio histórico do Espírito Santo. Na última edição, o Festival recebeu mais de 150 filmes entre capixabas, nacionais e internacionais.

Este ano o festival lança a Mostra Catraca, que vai promover uma mostra de filmes na página do Festival. Podem se inscrever filmes finalizados em qualquer ano e que já estejam disponíveis na web. Uma votação online escolherá o melhor filme antes mesmo da data do evento. O vencedor desta categoria, além de levar o troféu catraca, será exibido na noite de premiação na praça da cidade.

O Fecin dedica-se ao diálogo entre TV, Cinema e Internet, espaços em que a produção audiovisual circula e ganha visibilidade. Além do cinema e da TV, o Festival traz uma programação cultural extensa ao sul do Espírito Santo, sempre com opções para crianças, jovens e adultos em ações abertas ao público.  Muqui é conhecida pela beleza arquitetônica, pelas manifestações folclóricas e agora pela arte audiovisual. Com o lema “O que te faz voar?” e o tema “Invenção e imaginação no universo do interior”, o Fecin oferece sete dias de programação gratuita com mostras de filmes, séries e webTVs, oficinas, bate-papo, shows musicais, cortejo poético, olimpíada audiovisual entre escolas, e uma feira de invenções.

Na edição deste ano, o Festival dedica atenção especial à infância, conferindo importância à imaginação para a constituição da identidade da criança e o papel desta como sujeito produtor de cultura. Mas apesar do tema, trabalhos de qualquer temática podem se inscrever para as mostras competitivas de TV e Cinema.

Festival ganha novo nome e roupagem

Em 2014, o “FECIM - Festival de TV e Cinema de Muqui (ES)”, realizado desde 2012 na cidade histórica capixaba, passa a se chamar FECIN - Festival de TV e Cinema do Interior do Espírito Santo. Mesmo realizado em Muqui, o Festival se renova com perspectivas de realizações nos municípios adjacentes do Estado. A proposta, segundo os organizadores do evento, é ampliar as formas de percepção do interior do país, reconhecendo o seu potencial criativo e as inspirações em histórias de seu povo, valorizando sua cultura. Além disso, o objetivo é atrair investimentos federais para iniciativas culturais no Espírito Santo, dando, assim, visibilidade e reconhecimento ainda maior para o interior do Estado. “Queremos fazer um festival cada vez mais próximo também do nosso interior, refletir sobre coisas que mexem com a criatividade do ser humano e tratar de universos próximos da economia criativa”, afirma Léo Alves, diretor do Festival.

Serviço:
Inscrições prorrogadas para o Fecin – Festival de TV e Cinema do Interior do Espírito Santo – Muqui – ES
Formulário de inscrição e regulamento no site do festival: www.fecin.com.br
Informações: contato.fecim@gmail.com.
Fim das inscrições: 15 de abril de 2014.
Data do festival: 01 a 07 de setembro de 2014.
Local: Teatro Neném Paiva, no centro, e Praça Pública Municipal de Muqui.

Nenhum comentário:

users online