quinta-feira, setembro 01, 2011

Audiências hoje e amanhã sobre Distrito Industrial do Açú


Da Assessoria da LLX

A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN) e a LLX, empresa de logística do Grupo EBX, participam nesta semana de audiências públicas promovidas pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). No evento serão apresentados os estudos ambientais (EIA/Rima) para o licenciamento da infraestrutura do Distrito Industrial de São João da Barra. O empreendimento será instalado ao lado do Superporto do Açu, em construção no município.

A instalação do Distrito Industrial de São João da Barra, o 11º instalado pela CODIN, baseou-se na atração de empresas para a região em razão da implantação do Superporto do Açu. O empreendimento oferece uma série de atrativos, como disponibilidade de minério de ferro, oferta de energia, proximidade com a Bacia de Campos e interligação com rodovias e ferrovias, entre outros. A instalação do Distrito Industrial, aliada ao porto, garante a criação de valor na economia local, maximizando a geração de riquezas, arrecadação de impostos e empregos na região.

A CODIN assinou um termo de cooperação técnica com a LLX delegando à empresa atribuições específicas para a sua atuação no processo de licenciamento. Assim, a LLX vai implantar as infraestruturas de uso comum do Distrito Industrial, como abastecimento de água, rede de esgoto, drenagem, ruas, linhas ferroviárias, emissários e rede elétrica. Pelo termo, a empresa também é responsável pelo licenciamento ambiental do empreendimento.

Distrito

Criado por meio de decretos pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Distrito Industrial será implantado, através da CODIN, no 5º Distrito de São João da Barra. O Distrito Industrial possui área de 7.036 hectares e, para sua infraestrutura estão previstos aproximadamente 132 km de vias, com 44 intersecções e 8 viadutos.

Também está prevista a implantação de cerca de 27 km de trilhos para ferrovia, além da implantação de 92,5 km de redes de distribuição elétrica, 3 subestações de energia e a 114,5 km de iluminação pública. Será construído um reservatório com volume total de 600.000 m³, estações de tratamento de água com vazão de 130 l/s, duas estações de tratamento de esgoto com vazão máxima de 100 l/s e a implantação de 55 km de rede coletora.

Serviço:

01/09 – Audiência Pública São João da Barra
Local: Escola Municipal Gladys Teixeira – Rua Patrício Delfin, nº 295 – Centro / São João da Barra
Horário: 19h

02/09 – Audiência Pública São João da Barra
Local: SESI / Guarus – Avenida Bartolomeu Lizandro, 862 / Campos dos Goytacazes
Horário: 19h

Nenhum comentário:

users online