sábado, julho 30, 2011

Vereador de 1950 tentou proibir bicicletas para menores em Campos

O encantamento com a sociedade do automóvel provocou, na Câmara de Vereadores de Campos, a apresentação de uma proposta curiosa em 1950: a de proibir menores de 18 anos de andar de bicicleta. O objetivo era dar mais tranquilidade aos motoristas, que se tornavam muitos na cidade, e evitar atropelamentos.

O registro está no livro "Campos depois do centenário", de Waldir P. de Carvalho, na seção dedicada aos "menores acontecimentos de 1950". Com o título "Bicicleta de aluguel", o tópico informa que "na Câmara Municipal, em 6 de julho, era aprovado requerimento do Vereador Manoel Gonçalves, proibindo menores de andar de bicicletas pelas ruas da cidade".

"A medida tinha em vista evitar atropelamentos fatais, devido ao grande número de veículos já existente na cidade. Na época, era normal o aluguel de biciletas em garagens que cobravam pequenas importâncias por hora, aos usuários, em sua maioria menores de idade", complementou Carvalho.

Passados mais de 60 anos, continua sendo um grande risco andar de bicicleta pelas ruas de Campos, com a diferença de que agora isso inclui os maiores de 18 anos.

Nenhum comentário:

users online