terça-feira, agosto 10, 2010

Obra de Euclides relembrada em evento hoje e amanhã em Campos

Wesley Machado / Secom PMCG

A prefeitura, através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e Secretaria Municipal de Educação, promovem nesta terça (10) e quarta-feira (11) o projeto “Caravanas Euclidianas”, numa parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio Janeiro (UniRio). O projeto consiste em exibição de filmes e realização de exposições e oficinas de literatura e audiovisual, com o objetivo de contribuir para a inclusão educacional difundindo a obra de Euclides da Cunha, escritor considerado um dos maiores autores da literatura brasileira.

Na programação, nesta terça-feira (10), a partir das 18h, acontecerá a abertura no Auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura, onde será exibido o filme A Paz é Dourada, do cineasta campista Noilton Nunes, sobre a vida e obra de Euclides da Cunha. Antes da exibição, haverá uma apresentação do compositor Edeor de Paula, autor do samba-enredo Os Sertões, “Estandarte de Ouro” de 1976, e considerado um dos mais belos de todos os tempos.

Na quarta-feira (11), a partir das 8h, serão realizadas n Liceu de Hunanidades de Campos, as oficinas de literatura e audiovisual, com aulas teóricas e saída técnica para conhecer possíveis locais para gravação do material em vídeo. Na oportunidade, serão focalizados temas da obra de Euclides e que são atuais até hoje, como a exclusão social, a ecologia, a união dos povos da América Latina. As oficinas tomarão por base os capítulos de “Os Sertões”: A Terra, O Homem e A Luta. “Os alunos deverão transpor a obra de Euclides da Cunha para os dias atuais, narrando a partir de suas experiências cotidianas a terra, o homem, a luta nas comunidades onde vivem”, adianta Noilton, que é também um dos idealizadores do projeto.

- Defendo a ideia de que o professor não deve se limitar à sala de aula, buscando ampliar suas ações e criar oportunidades de interação entre a Universidade e as Comunidades - diz Regina Abreu, professora da UniRio, coordenadora do projeto e autora de “O Enigma de Os Sertões”, livro que procura decifrar as razões que transformaram a obra de Euclides da Cunha em monumento nacional.

Nenhum comentário:

users online