domingo, outubro 03, 2004

Ressaca
Uma ou outra consideração sobre o resultado do primeiro turno em Campos:

1 - Makhoul prestou um grande serviço a Garotinho. Foi ele quem tirou Feijó do segundo turno. Aposto que vai apoiar Pudim.

2 - Condenar o Cepecam (Centro de Pesquisa da Candido Mendes) é açodamento, desconhecimento ou má fé. A última pesquisa deu Feijó apenas três pontos à frente de Pudim, embolados na margem de erro. Quem fez a diferença foi o elevado percentual de indecisos, que migrou para a candidatura de Campista na última hora.

3 - Quem acredita que a derrota de Feijó é uma derrota da elite de Campos, não se anime muito. Esse pessoal se ajeita bem em qualquer cenário. Campista, agora, é candidato desse povo desde garotinho. Essa gente acha que escrúpulo é coisa de idiota, de gente menor, de gente medíocre.

4 - Ao contrário do que parece, o PT desperdiçou uma bela oportunidade de ter um bom candidato à Prefeitura e ameaçar chegar ao segundo turno. Não vale comparar a votação de Makhoul com a de Luiza, em 2000. Naquele ano, Arnaldo Vianna era o candidato imbatível, com apoio de Garotinho, e venceu no primeiro turno. Desta vez, foi crescente o sentimento de mudança e esta rejeição ao grupo de Garotinho, ao grupo de Arnaldo e a Feijó desembocou nesta votação de Makhoul. Se o PT tivesse realmente uma candidatura que encarnasse o seu programa, motivasse a sua militância, unificasse suas tendências e representasse o novo para a sociedade, a votação teria sido maior que estes 33 mil votos. Mas aí já é pedir demais.

5 - No PT de Makhoul e Helinho, o candidato mais votado para vereador foi Talis (conhece?), com 528 votos. Outros resultados aqui.

6 - Luciano D´Ângelo estava certo. Ele sempre apostou na idéia de que se houvesse realmente chance de Feijó ganhar, os grupos de Arnaldo e Garotinho se uniriam. Como Feijó está fora, o poder vai seguir na mão do mesmo grupo que domina a cidade desde 1988. Dividiram-se para seguirem governando.

7 - Jornal sem leitor e sem credibilidade não elege ninguém.

8 - Garotinho é um demônio!

Nenhum comentário:

users online