sábado, outubro 09, 2004

Patife e Baleia juntam forças para impulsionar literatura
Lidar com a Literatura não é algo para os mocinhos. Cientes da veracidade deste mote, um grupo de escritores, jornalistas, músicos e apreciadores de boa literatura – fundamentalmente ! – resolveu encarar a empreitada de reativar o site Patife -, da poeta belo-horizontina Ana Elisa Ribeiro. A proposta é simples e eficaz: colocar em prática um projeto de difusão literária, reunindo pessoas que pensam Literatura 24 horas por dia.
O esforço concentrado já nasce com peso territorial, pois o site é coordenado em três estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O grupo responsável pelo site, junto com a editora paulista Baleia, está promovendo um lançamento em dose dupla: tanto do site quanto do livro Encarniçado, do escritor baiano João Filho, em duas capitais da região sudeste. Em BH, no dia 13 de outubro, João Filho irá conversar com o público no Centro de Cultura de Belo Horizonte, no evento Janela do Caos, a partir das 19hs. A mediação ficará por conta do escritor Sebastião Nunes, que foi especialmente convidado pelo site Patife para este evento, por causa da admiração que tem pelo trabalho literário de João Filho. Nesta data, o site Patife também entrará no ar, reunindo um time de peso.
Cabe ainda frisar que a editora Baleia, lançará em SP, na mesma data do evento belo-horizontino, o primeiro livro do escritor Nilo de Oliveira, intitulado Pornografia pessoal (de um ilusionista fracassado), no Espaço Satyros.
A parceira de Patife com a Editora Baleia levará ainda o autor de Encarniçado para o Rio de Janeiro, no dia 20 de outubro. Na ocasião, haverá uma mesa-redonda, mediada por Löis Lancaster, com João Filho e Sérgio Sant’Anna, outro escritor que não poupa elogios ao trabalho do autor baiano, também convidado por Patife. O local que abrigará esta conversa literária ainda será confirmado. A equipe paulista do site também está preparando o evento de lançamento de Patife em SP.

Sobre Patife
Mensalmente, teremos uma edição especial, que será reforçada por outras áreas do site, como colunas, blogs, resenhas e entrevistas. A primeira edição especial intitula-se Estranhos em terras estranhas e conta com a participação de Marcelino Freire, Jorge Cardoso, Lau Siqueira, Tadeu Sarmento, Stennio Machado, Mariana Le Gal, Lígia Diniz, Alessandra Nahra Leal, Prisca Agustoni, George Cardoso, Vitor Freire, Cassiano Viana e Jorge Rocha.
Além destes textos, o site conta ainda com outros publicados, fora do especial, e as colunas de Sérgio Fantini, Nicholas Behr, João Filho, Fabrina Martinez, Löis Lancaster, Vítor Freire e Eliana Pougy.
A partir do dia 13 de outubro, acesse http://www.patife.art.br e confira.

Nenhum comentário:

users online